terça-feira, 31 de maio de 2011

Amanda Sampaio Filgueira, por Arôdo Tenório

Amanda Sampaio Filgueira  
Idade: 22 anos
Graduação: Bacharel em Biomedicina, pela Faculdade de Ciências Aplicadas Doutor Leão Sampaio

Especialização: Bioquímica e Biologia Molecular, Especialização em andamento pela Faculdade de Ciências Aplicadas Doutor Leão Sampaio.



1]Qual área da genética mais especificadamente você atua ou estuda?
Estou me especializando em Bioquímica e Biologia Molecular.

2]Qual a importância da genética no seu curso e na sua pesquisa?

A importânica da Genética para a especialização a qual estou fazendo é um como um elo com a biologia molecular para entender e investigar mecanismos de toda etapa de replicação, transcrição, traduação do material genético, ou seja, o estudo de todas as etapas, todos os processos e consequências das diferenças no material genético dos organismos. 

3] Qual são as perspectivas da genética no auxílio das terapias no futuro?
Com o estudo avançado, com todas as pesquisas e tecnologia que estão disponíveis espera-se que daqui a alguns anos não muito distante encontre-se um novo tipo de tratamento ou até mesmo a cura para diversos tipos de doenças como: câncer, Alzheimer, AIDS, Parkinson, etc.


4]Qual a principal contribuição da sua pesquisa ou seu estudo na área de genética em questão para posteridade? 
A construção dos conhecimentos em genética  no geral que cresce cada vez mais poderá proporcionar diagnósticos muito mais precisos e capazes de identicar tendências nas pessoas em desenvolver determinado tipo de doença, não só utilizando seu padrão genético mas também uma análise da árvore genealógica familiar.Além disso pode haver a descoberta da cura de cânceres e um acopanhamento mais efetivo nas síndromes, proporcionando maior qulidade de vida a estes.


5]Como a análise de amostras biológicas ou fluidos biológicos pode auxiliar no diagnóstico e prevenção de distúrbios genéticos? 
Através de amostras até mínimas de flúidos biológicos pode-se realizar estudos sobre fragmentos do código genético de uma pessoa, informando a esta a sua qualidade de saúde, quais doenças esta pessoa pode estar propensa a desenvolver, e a partir desse ponto o paciente tomar decisões e condições para uma melhor qualidade e prolongamento de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário