segunda-feira, 30 de maio de 2011

Ricardo Henrique Alves da Silva, por Almira Siqueira

Cirurgião-dentista - FORP/USP

Entrevista: Prof. Dr. Ricardo Henrique Alves da Silva (Professor Doutor – Área de
Odontologia Legal – FORP/USP-Ribeirão Preto/SP; Coordenador do curso e especialização
em Odontologia Legal da FORP/USP/Ribeirão Preto; Autor e Coordenador do livro
(“Orientação Profissional para o Cirurgião-Dentista: Ética e Legislação”)  contato@ricardohenrique.com.br

1ª- Qual atuação da Odontologia Legal no campo da genética?

A área de Odontologia Legal possui, com o um dos campos de atuação, a identificação humana e, desta forma, a interface Odontologia Legal e Genética Forense é muito interessante
para a elucidação de casos periciais.

2ª-O que a Odontologia Legal traz para a sociedade?

A Odontologia Legal, enquanto área especializada da Odontologia, traz uma grande colaboração a sociedade, tendo em vista a colaboração com a área do Direito, em procedimentos periciais (ex: identificação humana, processos judiciais, outras demandas), bem como por meio de uma orientação ética e responsável para o exercício profissional da Odontologia.

3ª-Por que você escolheu essa área?

Durante o meu curso de graduação em Odontologia tive a oportunidade, enquanto atividade extraclasse, de acompanhar dois casos periciais, o que me chamou a atenção para a diversidade de atuação da Odontologia Lega, levando-me a estudar e me aprofundar mais no tema e, com isso, me apaixonando pela área na qual hoje milito e exerço minhas atividades profissionais.

4ª-Está realizando algum tipo de pesquisa nessa área?

Aqui na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da Universidade de São Paulo (USP), enquanto responsável pela área de Odontologia Legal, desenvolvemos diversas pesquisas. Atualmente temos mais de 10 (dez) projetos de pesquisa em andamento (divididos entre alunos de graduação – iniciação científica; pós-graduação, tanto em mestrado quanto especialização), em duas grandes linhas de pesquisa: 1) Técnicas periciais de identificação humana aplicadas em Odontologia Legal; 2) Responsabilidade profissional
em Odontologia e legislação aplicada. Temos fomentos (financiamento) a partir da FAPESP, CNPq, Fundación Mapfre (Espanha) e da própria Universidade de São Paulo. Colaboradores interessados na Odontologia Legal são sempre muito bem-vindos!

5ª-A Odontologia Legal só trabalha com pessoas mortas, como algumas pessoas pesam?

Não. Muito pelo contrário! A Odontologia Legal apresenta demanda em área civil, criminal, trabalhista e administrativa, movimentando muito mais procedimentos periciais em pessoas vivas, tais como, traumas e prejuízos a saúde bucal decorrentes de tratamentos odontológicos, acidentes e outras intercorrências.

6ª- Pretendo atuar nessa área, quais conselhos me daria?

A área de Odontologia Legal está em pleno crescimento e, para um adequado exercício profissional nesta área, será necessário buscar informação (e formação) além do verificado no âmbito do ensino de graduação. Um passo inicial é a busca por um curso de especialização em Odontologia Legal, para conhecer tal especialidade e, assim, buscar um lugar no mercado de trabalho. E, também, ter em mente que a atuação em Odontologia Legal prescinde em uma vontade (e necessidade) de sempre estar atualizado, não só na
Odontologia, mas também em diversas outras grandes áreas que apresentam interfaces de atuação com essa nossa especialidade, como a Medicina Legal, Genética, Biologia, Direito entre muitas outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário