segunda-feira, 30 de maio de 2011

Carolina Arango, por Ana Luiza Andrade

Carolina Arango
Bióloga
Diplomada em Citogenética
Mestrado em Biologia - Genética

Universidade Nacional de Colombia
Bogotá - Colômbia

1. Como foi a escolha da ciência como uma profissão?
Como qualquer outra profissão. Basta olhar as coisas que você gosta de fazer mais do que outros, sonhar com as questões que você resolver com seu próprio trabalho (como uma contribuição), mas acima de tudo, qual é a profissão que você realmente gosta de fazer na vida. No meu caso pessoal, eu adorava brincar com um pequeno microscópio quando eu era apenas uma menina, imaginando que eu poderia ver coisas que ninguém mais poderia. Então, da minha própria profissão não foi difícil.

2. Atualmente, você gosta do seu trabalho?
Claro, eu sempre gostei da minha carreira. Não só quando eu era um estudante na universidade, também agora, a trabalhar. Gosto do meu trabalho, eu gosto de compartilhar meus conhecimentos com outros alunos e não param de surpreender com cada coisa nova descoberta. Amar Seu trabalho é a chave.

3. Você pode nos explicar um pouco sobre o desenvolvimento de seus estudos e os principais resultados já apresentados?

Meus estudos se concentram principalmente em citogenética. Comecei essa linha de trabalho no final da minha carreira fazendo pesquisa em citogenética clínica e, posteriormente, eu trabalhei em diagnóstico citogenético de pacientes com doenças ou síndromes genéticas. Depois que eu realizou pesquisas em citogenética animal, especificamente em esquilos. No meu país, roedores mostraram uma grande variação intraespecífica citogenética que poderia levar a um rearranjo nova sistemática de espécies colombiano. Além disso, os dados obtidos com estes testes são importantes para estabelecer relações filogenéticas com espécies estreitamente relacionadas, especificamente quando se trata de questões como a evolução cromossômica.

4. De onde parte a demanda para uma pesquisa?
São idéias. Quando vamos a um congresso, a um simpósio, surgem novas idéias e quando retornamos para o nosso laboratório vamos testá-las. Às vezes não dá certo, mas às vezes dá certo, tranforma-se num projeto maior e vira a tese de um aluno, por exemplo. O mais legal de se fazer ciência é estar aprendendo e criando diariamente.

5. Como estimular a formação de futuros cientistas?
É importante compreender que, hoje, o mundo avança foco na ciência. Não nas áreas biológicas, mas também campos de tecnologia. A base de toda descoberta científica é a ciência (matemática, biológicas) e as contribuições de que na vida são indiscutíveis eo mais importante de todas: ainda muito trabalho a ser feito. Por estas razões, os países mais industrializados concentram seus esforços no desenvolvimento de pesquisa em ciência e que é a maneira que países como o nosso deve seguir. E para conseguir que exigem pessoal altamente treinado ... mais estudantes que desejam para conhecer as coisas, por mais conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário