segunda-feira, 30 de maio de 2011

Nalini Drieli Josviak, por Natã Cavalcante

Nalini Drieli Josviak

Perfil: Nalini Drieli Josviak
Bióloga - Laboratório de Polimorfismos e Ligação
Aluna de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Genética - UFPR


Natã Cavalcante - Quais as suas principais motivações para fazer pós-graduação em genética?

Nalini Josviak - A principal motivação foi meu interesse em trabalhar com pesquisas científicas e assim contribuir com novas descobertas para a ciência. Em segundo lugar, a opção em adquirir títulações além da graduação certamente resultaria em melhores oportunidades em um mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo.

Natã Cavalcante - Como bióloga, quais seus planos e aplicações para sua área depois da pós-graduação?

Nalini Josviak -  A pós-graduação abre portas para o mercado de trabalho, mas também torna nosso conhecimento cada vez mais específico, assim, como bióloga eu pretendo trabalhar em pesquisas
que envolvam genes para doenças humanas, e paralelo ao trabalho laboratorial atuarei também na área acadêmica, levando aos cursos da área da saúde as aplicações desta ciência.

Natã Cavalcante -  Em que área você está trabalhando no momento, dentro da genética?

Nalini Josviak -  Atualmente trabalho com estudo de associação de genes que podem estar envolvidos no desenvolvimento de Diabetes tipos I e II e Obesidade.

Natã Cavalcante - Você está fazendo alguma pesquisa ou está interessada em algo para pesquisar?
 
Nalini Josviak -  Sim, no mestrado além das disciplinas temos que desenvolver uma pesquisa, a qual será nossa dissertação de mestrado.

Natã Cavalcante -  De toda a genética, qual(is) o(os) assunto(os) que te chama(m) mais a atenção? Por quê?

Nalini Josviak -  O que mais me chama atenção é como os vários genes podem estar envolvidos em cada doença humana, como as alterações no genoma afetam o percurso normal do nosso sistema biológico, como isto é transmitido e o que pode ser feito para evitar certas doenças. Essas questões são interessantes pois são através delas que podemos desenvolver novas terapias, drogas e prevenção de doenças.

Natã Cavalcante - A área da genética em que você trabalha, pode ter aplicações ou implicações para a odontologia?

Nalini Josviak - Com certeza! alterações ou doenças odontológicas podem estar envolvidos com predisposição genética..mas em que genes? quais alelos? ..essas perguntas podem ser respondidas com pesquisa em genética.

Natã Cavalcante -  Como profissional e estudante de Genética, você ainda tem interesse em se aprofundar ainda mais na genética?

Nalini Josviak - Sim! Genética é uma área fascinante e que tem muito a contribuir para a ciência. Após o mestrado pretendo ingressar no doutorado e pós-doc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário