segunda-feira, 30 de maio de 2011

Luis Carlos, por Daniela Fechine

 Luis Carlos

1°: Qual a sua formação acadêmica?
Prof Luis Carlos: Biomedicina pela Escola Policlínica em São Paulo

2° Qual o motivo que o levou a fazer mestrado em imunologia?
Prof Luis Carlos: É uma área que me interessava desde a época acadêmica e no período de estagio curricular eu escolhi a área de imunologia, logo após eu fiz dois anos de curso de aprimoramento na área de imunologia tanto com pesquisa tanto na prestação de serviço e isso facilitou a escolha da área de mestrado.

3°: Qual o tema da sua dissertação de tese de mestrado?
Prof Luis Carlos: Associação do complexo HLA com deficiência seletiva de IgA.

4°: Qual o embasamento da tese?
Prof Luis Carlos:  Analisando estudos anteriores(estudos feitos fora do Brasil), notei que havia uma correlação entre o complexo HLA com a deficiência seletiva de IgA e no Brasil não havia nenhum estudo sobre o assunto.

5°: Há alguma relação entre deficiência de IgA e Genetica?
Prof Luis Carlos: Sim porque a deficiência seletiva de IgA é congênita e por ser congenita ela tende a ser uma variação genética.

6°: Pacientes com imunodeficiências também estão propensos a alguns tipos de câncer? Quais? Por que?
Prof Luis Carlos: Sim pois o sistema imune do organismo é responsável por reconhecer e eliminar células com potencial carcinogênico, grande parte dessas células são eliminadas apenas a minoria consegue burlar o sistema imune e desenvolver um tumor. O tipo de tumor mais comum numa situação de imunodeficiência e que está intimamente relacionado à SIDA é o Sarcoma de Kaposi.

7°: Em que as mutações homozigóticas influenciam na deficiência de IgA?
Prof Luis Carlos: Ainda não está totalmente estabelecido mas, há indicativas para que realmente esta  deficiência seja apresentada em padrão homozigótico. Nos estudos de campo que eu realizei, os pais das crianças com deficiencia não apresentavam sinal algum, levando nos a crer que ele( os pais) eram heterozigóticos enquanto as crianças com a deficiencia eram homozigótica recessiva. Nos meus estudos de campo só em duas famílias apresentaram 2  irmãos afetados, nas demais apenas um e isso nos faz crer que seja apresentado por um padrão homozigótico recessivo.

8°: Quais os sintomas da deficiência de IgA?
Prof Luis Carlos: Sendo a IgA um anticorpo de mucosa, ela é responsável por evitar a entrada de microorganismos ou substancias patogênicas no organismo. Quando há a deficiência deste anticorpo, infecções de trato respiratório, gastrointestinal, urogenital se tornam muito freqüentes.

9°: O que determina o paciente ser assintomático em relção ao IgA?
Prof Luis Carlos:  Em primeiro lugar, a idade do paciente pois os sintomas da deficiência se encontram presente até a puberdade onde o sistema imunológico esta mais desenvolvido e pode responder as infecções de forma mais rápida e efetiva.

10°: Em que meio a imunoglobulina IgA está presente?
Prof Luis Carlos: No sangue encontramos a IgA na forma sérica, mas está em pequena quantidade, a IgA é encontrada em grande concentração nas mucosas.



Professor Luis Carlos pós-graduado em imunologia.

Agradecimento:
Professor muito obrigada  pela sua colaboração e parabéns pela sua tese belíssima , gostei muito de poder 
conhecer seus trabalhos e  aprimorar meus conhecimentos  sobre o assunto( deficiência de IgA e HLA) , enfim foi um prazer enorme lhe entrevistar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário