segunda-feira, 30 de maio de 2011

Sérgio Eduardo Braga Cruz, por Lívia

Sérgio Eduardo Braga da Cruz
É Cirurgião-Dentista e tem Doutorado em Microbiologia e Imunologia Oral

1. Quando surgiu o interesse de o senhor trabalhar com a Imunologia Oral?

Não houve um interesse direto na Imunologia, mas primeiro na Micro e, de qualquer forma, para quem estuda sobre os micro-organismos bucais, precisa saber como eles atuam e isso depende, de certo modo, da resposta imunológica do hospedeiro. O interesse surgiu durante o meu mestrado em Periodontia.


2. Houve algum fato especifico dentro da sua graduação que levou a escolher a Microbiologia e Imunologia para se especializar?


Não, não houve na graduação, e sim, como citei anteriormente, no mestrado. Mas desde a graduação gostava das áreas básicas, as quais considero de vital importância para o bom trabalho na Odontologia Clínica. Fui monitor de Histologia Geral e Histo Bucal e de Patologia BMF, tb.

3. O que voce acha de mais interessante dentro dessas areas?

A interação micro-organismo-hospedeiro, todo um sistema ecológico que existe e que é muito delicado, porém resistente em condições normais... Saber que qualquer micro-organismo possui uma função, por menor que seja a sua quantidade/proporção, e saber que ele é importante em um todo no seu microambiente. A busca desta compreensão é muito interessante para mim.

4. O que voce diria para um aluno do curso de odontologia que queira se especializar em Microbiologia e Imunologia ?

Primeiro, que não existe a especialização em Microbiologia Oral e Imunologia, e sim, apenas a área acadêmica e de pesquisa, pois a relação com a clínica odontologia do dia-a-dia é muito fraca no Brasil. Portanto, quem quiser dar rumo por esta área, deve saber que no Brasil não há muito espaço, porém em outros países há muito interesse em pesquisadores nesta área, principalmente se possuírem conhecimentos em Odontologia. E aqueles que são dentistas são muito poucos nesta área. Eu quero manter a clínica na área de Periodontia e por isso não procuro sair do Brasil, mas é relativamente fácil, desde que indicado, encontrar espaço em outros países, como EUA, Canadá e alguns da Europa. Porém há muita restrição para se trabalhar em clínicas nestes países com o diploma de Cirurgião-Dentista expedido no Brasil. Segundo, para se fazer pesquisa são necessários paciência (muita!), objetividade, imaginação e criação. Sem fugir claro da realidade, do contexto em que se trabalha. Também são necessários espírito coletivista (não existe pesquisa atualmente se não for em uma equipe, um grupo) e como sempre, para qualquer ambiente de trabalho, muito respeito.

5. Qual foi a sua tese de doutorado?

Minha tese de doutorado foi: "Análise Biomolecular de Comunidades Microbianas Subgengivais associadas às Periodontites Crônica e Agressiva", onde comparei a microbiota das duas periodontites por meio de duas técnicas bio-molecurares: PCR-DGGE e clonagem do gene do 16SrRNA.

6. No que ela pode contribuir para a população?

A contribuição certamente é pequena, porém mais voltada para a comunidade científica, pois contribuirá um pouco na compreensão das diferenças microbianas entre as duas formas clínicas de periodontite. Uma vez que se proponha uma nova forma de diferenciar uma da outra, além de aspectos clínicos, que de certa forma são subjetivos e muitas das vezes não podem ser clarificados durante um exame clínico periodontal, poderia-se realizar terapias mais específicas para cada indivíduo e sua microbiota bucal. Todo mundo que trabalha com pesquisa deveria aprender que não será descoberta a pólvora facilmente e que sempre contribuiremos com uma peça a mais para se trabalhar o conhecimento. Não podemos ser vaidosos demais com o que produzimos. Cada um tem seu papel no mundo, possui sua importância, da mesma forma que cada micro-organismo na ecologia bucal. É tudo igual...

7. Quais são os seus objetivos atualmente?

Objetivos... Como terminei há pouco o doutorado e estou entrando no mercado de trabalho agora, meu objetivo profissional é de me estabelecer em algum ambiente acadêmico, ou seja, me inserir em alguma equipe de pesquisa, ou de educação. Meus objetivos pessoais caminham bem, graças a Deus. Por enquanto meus objetivos são bem "objetivos". :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário