quinta-feira, 2 de junho de 2011

André Filipe Pastor da Silva, por Raquel Alencar

André Filipe Pastor da Silva

1. Qual a sua graduação (Universidade e ano de conclusão)?

Sou Bacharel em Ciências Biológicas (Universidade de Pernambuco, 2008).

2. Atualmente possui alguma pesquisa ou projeto em andamento?

Atualmente estou finalizando meu mestrado em Genética (Universidade Federal de Pernambuco) com o projeto intitulado: Clonagem do promotor do gene CFH e estudo de expressão para seus respectivos genótipos (SNP C-257T): relação entre tradução do CFH e a resposta imune humana frente o vírus da dengue. Defendo minha dissertação em Junho de 2011.

3. Você trabalha e/ou atua na área de Genética?

Atuo na área de biologia molecular com ênfase em genética humana e virologia molecular.

4. Qual a importância desse projeto para a detecção ou redução dos casos de Dengue Hemorrágica?
Meu trabalho faz parte de um projeto maior que visa entender como pessoas diferentes em contato com o mesmo vírus (o vírus da dengue) desenvolvem formas diferentes da doença. Alguns desenvolvem dengue clássica, a forma mais branda e outros a dengue hemorrágica (agora chamada de dengue grave pela OMS, 2009).  Então, se nós conseguirmos identificar quais polimorfismos de base única (SNPs, um tipo de mutação onde uma única base é alterada) encontrados no genoma humano contribuem para o desenvolvimento da dengue grave em detrimento à forma clássica, é possível que o prognóstico da doença seja "deduzido", e então cuidado maior será direcionado àquelas pessoas que sejam mais susceptíveis às formas graves.

5. No decorrer do curso, qual foi a sua melhor experiência?
Tive duas boas experiências: Uma teórica, foi conseguir passar na monitoria para a disciplina de Genética. Tinha muitos concorrentes bons, e como sempre gostei muito de genética e estudei muito para passar, fiquei bem feliz. A partir daí passei a acreditar que estudar valia mesmo à pena.
A outra, prática, foi conseguir o estágio no LaViTE/CPqAM/FIOCRUZ porque pensei que trabalhar num laboratório como o LaViTE ser uma realidade distante naquele momento. Estava no 4º período.

6. Atuar na área de Biologia Molecular foi uma escolha planejada?
Atuar na área de genética foi planejado sim, desde que entrei no curso. Me interessava por engenharia genética, pelos conceitos e pelo que eu tinha lido até então. Mas na prática não sabia bem como funcionava. Na graduação trabalhei com técnicas mais simples, agora no mestrado é isso que faço, construção de partes de genes em plasmídeos e outras técnicas mais rebuscadas.
Biologia molecular, como uma área em crescimento e bem mais abrangente foi inevitável. Hoje não me vejo em outra área e pretendo fazer Doutorado em Biologia Molecular.

7. O que você recomenda para um jovem que pensa em seguir o caminho que você está seguindo (profissão e/ou curso)?
Dedicação. Trabalhar com pesquisa não é fácil. Você lida com erros constantes, às vezes inexplicáveis, e tem que resolvê-los de alguma maneira, mesmo que ninguém saiba como e, além disso precisa cumprir prazos. Prazos de relatórios, monografia, dissertação, tese, projeto e por aí vai!!! Você tem que descobrir o que está acontecendo de errado, para isso tem que ler muito, estudar muito. E, como em outras áreas, têm muitos profissionais qualificados e pouco trabalho privado (falo da realidade do nordeste, mais especificamente Pernambuco, pois é a experiência que tenho). Você mesmo sem se dar conta acaba tendo que tentar um concurso público, que é bem concorrido normalmente. Falta um pouco de investimento das empresas privadas em contratar pesquisadores, e isso faz com que o mercado fique saturado de doutores que vão se enfrentar em concursos públicos para professor universitário e pesquisador. Mas também, quando você ver seu trabalho concluído dá um orgulho de saber que foi você que descobriu aquilo. É muito difícil alguém no mundo trabalhar exatamente com o que você trabalha, então, de fato você será a pessoa que mais sabe sobre sua pesquisa, isso é gratificante. O que eu recomendo é que se você está disposto a enfrentar uma vida de estudos intensos e prazos a cumprir, sinta-se capaz de entrar nesta área, pois apesar de não ser tão rentável é uma escolha muito bonita ser pesquisador.

Gostaria de agradecer ao aluno André por sua paciência, atenção e dedicação, sem as quais esse trabalho não seria possível. Sabemos que estudantes sérios são pessoas muito ocupadas, porém reconhecemos pessoas virtuosas quando praticam atos de solidariedade e companheirismo, que tornam trabalhos como esse gratificantes de realizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário