sábado, 11 de junho de 2011

Francisca Neta Correia Sampaio Soares, por Maurício da Silva

Instituto São Leopoldo Mandic-Campinas-SP
 sampaioneta@yahoo.com.br 

 1°-EM SEU PONTO DE VISTA QUAL O ENVOLVIMENTO DA IMPLANTODONTIA COM GENETICA?
Sem a genética não haveria   sucesso na implandontia. Em que as celulas tronco mesenquimais originando do estroma da medula óssea humana possuem grande capacidade de diferençao em tecidos, inclusive osso. Culturas de celulas tronco mesenquimais in vitro podem sofrem osteoindução e produzir celulas dos diferentes estágios da linhagem osteoblastica. Pois  a busca de um arcabouço adequado quanto a sua capacidade osteoncondutora e osteindutora vem sendo um dos grandes desafios da engenharia tecidual ossea.
 Com a advento da biologia molecular e em particular, da tecnologia do dna recombrimento , aumento substancialmento o entendimento sobre as moleculas que induzem a formação e o crescimeto oseeos. Esses método tem permitido a produçao de grande quantidade desssas proteinas. Assim , multiplicar bmps  que é muito importante nos enxertos, tendo sua ação celular e atividade osteogênica caracterizada in vivo..

 O metabolismo ósseo é mantido por um contínuo processo de reabsorção e neoformação óssea. Dois mecanismo tem sido postulados para o controle desse processo  a regulação sistêmica , por meio de hormonios reguladores da taxa de cálcio e fosfato , a regulação local, que ocorre a participação de fatores de crescimento que atuam sobre cels mesenquimas indiferenciadas , resultando em neoformação óssea.
Não há dúvida que o ósseo autogeno é melhor tipo de enxerto para  areposição de falhas ósseas procurando criar condições necessarias para obtenção do sucesso cirurgico e protético no que tange à função e  estética  frente a reabilitaçoes ou patologias.sua capadidade osteogenica ,osteoindutora e esta condutora é grande diferencial de quantidade  quando comparando a outros tipos de enxentos.
  Por isso que o sucesso e o exito da implandontia é grande, graças a génetica.


2 °-EM QUE PESQUISA ESTA TRABALHANDO?
A minha pesquisa é sobre o efeito da aplicaçao do selante e de ciclos térmicos na resistência de união de condicionadores de tecidos à resina acrílica.
 

3°-QUAL  A DURAÇÃO DA SUA PESQUISA?

Faz um ano e meio, sou a primeira da turma a concluir. Que estou defendendo agora esse mês a minha tese e concluindo o doutorado.
 
 4 °-VOCE SE SENTE MOTIVADA NA PESQUISA E PORQUE?
    É muito bom saber das coisas. a pesquisas é o que faz adquirir conhecimentos, é uma  pena que aqui não trabalhem mais nesta linha de pesquisas com os alunos . principamente incentivar o aluno a pesquisa, isto é bom para o aluno como para faculdade.

5 °-QUANTO CUSTA UMA PESQUISA DESTE PORTE?
 Vou gastando os 20 mil só na pesquisa ou até mais,no curso total do curso fica em torno de  os 180 mil.

6°-QUAIS OS BENEFICIOS QUE ESTA PESQUISA TRARA PARA IMPLANTODONTIA?
    Esta  pesquisa, traz bastante benefícios para implantodontia, pois precisamos estar reembasando a prótese sobre implante constantemente,estamos querendo descobrir técnicas que de mais durabilidade a esses materiais, livres de acumulo de bactérias. principalmente prótese sobre enxertos dentários e sobre implante que não foi dado carga imediata.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário