quinta-feira, 2 de junho de 2011

Isabela Barbosa de Matos, por Vivian Macedo

Isabela Barbosa de Matos 
CIRURGIÃO-DENTISTA
GRADUAÇÃO PELA A FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE CARUARU
ESPECIALIZAÇÃO EM ENDODONTIA - UFC
MESTRANDA -UFPE
 
Qual é a sua área de atuação?
Eu hoje atuo 75% na área de Saúde Pública, apesar de também ser Endodontista no meu consultorio particular. Tenho dois empregos públicos, fazendo ambulatório em um deles e PSF em outro e administradora de uma rede odontologica no Cariri.

Qual é o panorama da sua área de atuação hoje em dia?
A Saúde Pública é uma área que acredito muito, apesar da realidade brasileira. É uma área que cresceu muito nos últimos 20 anos, desde a criação do SUS. Se fizermos uma comparação “pré-SUS” e “pós-SUS” podemos ver claramente o quanto a Odontologia cresceu no setor público. A população, que antes não tinha acesso nenhum ao serviço odontológico, hoje pode contar com pelo menos a atenção básica. E em muitas áreas, de qualidade.

O que você mudaria, hoje, no exercício da sua profissão?
Com toda certeza eu mudaria a forma em que as “autoridades” odontológicas tratam as chamadas “clínicas populares”… A banalização da Odontologia é grande responsável por muitos dos problemas que os profissionais sérios encontram hoje em dia.

EM UMA PERSPECTIVA PESSOAL  QUAL A RELAÇÃO COM A GENÉTICA? 
A genética é a matemática das ciências da saúde. É a base de tudo e quem a compreende e a usa como instrumento diagnóstico se destaca no meio profissional.
 
Recentemente, a Revista Veja publicou uma reportagem sobre a condição dos profissionais no mercado. E afirmou que a odontologia está saturada e estagnada. Qual a sua visão sobre esse fato?
Eu não concordo com esta afirmativa. Eu acredito sim, que os grandes centros estão saturados, não só pra Odontologia, mas para todas as profissões. Trabalho hoje em uma cidade que há uma necessidade absurda de dentistas, mas uma população carente, que só pode contar com o serviço público, que é carente de profissionais. A grande verdade é que a Odontologia é cara, e vivemos num país com população extremamente pobre. A Odontologia no Brasil é uma das melhores do mundo, com profissionais competentes, mas não chega a todos.

De onde surgiu a vontade de ser Dentista?! Teve a influência de alguém?
Sempre fui admiradora de um belo sorriso, nosso principal cartão de visita, por ser rico em expressão e nos revelar o bom estado da alma. Considero uma boca bem cuidada um sinal inequívoco de boa saúde e bem estar pessoal, afetivo e profissional. Se eu posso proporcionar isso às pessoas, por que nao!?

O que você acha da genetica na area da odontologia?
É um avanço para a prevenção e um novo passo para tratamentos orais, é fonte de desenvolvimento para  novos produtos odontologicos.

Quais são os seus planos futuro a médio e longo prazo dentro da profissão?
Eu costumo brincar com os colegas que sou a “dentista pobre”, mas porque minha grande paixão é e sempre será a Saúde Pública. Meus planos a médio e longo prazo são de continuar atuando nesta área, tentando contribuir ao máximo para que cada vez mais a população tenha acesso a um serviço odontológico de qualidade.



 ENTREVISTA FEITA PELA A ALUNA DE ODONTOLOGIA DA FACULDADE LEÃO SAMPAIO, TURMA 106.1, VIVIAN MACEDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário