terça-feira, 14 de junho de 2011

Fernando Gomes de Figueiredo, por Hitchasley

FERNANDO GOMES DE FIGUEIREDO
GRADUANDO EM BIOMEDICINA E PÓS-GRADUAÇÃO EM
BIOQUIMICA E BIOLÓGIA MOLECULAR PELA FACULDADE
LEÃO SAMPAIO.


01 - O QUE LHE MOTIVOU A ESCOLHER ESTA ÁREA PARA FAZER UMA PÓS-GRADUAÇÃO?
Possibilidade de atuar em hospitais de grande porte com rotina variada  buscando um diferencial, obtendo um domínio na área de biologia molecular e bioquímica aplicando o conhecimento na pesquisa e no diagnóstico clínico.

02- DE QUE FORMA A BIOLÓGIA MOLECULAR FAZ PARTE DE NOSSO DIA-A-DIA?
A biologia molecular estende-se por todo o reino da Biologia, sem deixar intocado um só de seus ramos, da análise genética pura à medicina diagnóstica ou terapêutica. O sucesso e a popularidade da Biologia Molecular se devem a técnicas de alto poder analítico, que permitiram aos pesquisadores penetrar na intimidade molecular dos genes, isolá-los, inseri-los em organismos distintos dos originais, amplificá-los, determinar sua exata seqüência codificante, modificá-los e até mesmo fabricar em tubos de ensaio os produtos naturais desses genes, sem se esquecer, quando oportuno, de levar esses produtos à escala industrial. Além disto, a biologia molecular acrescentava uma característica nova à experimentação biológica: praticamente cada descoberta de valor acadêmico era acompanhada de uma aplicação prática imediata. Pesquisa e aplicação andam juntas na Biologia Molecular, haja vista a quantidade significativa de empresas biotecnológicas (com objetivos essencialmente comerciais) que têm contribuído para o avanço do conhecimento ao nível molecular e, inversamente, a rapidez com que um achado científico puro é convertido em produto biotecnológico.

03- ONDE PODEMOS APLICAR OS CONHECIMENTOS SOBRE BIOLÓGIA MOLECULAR ?
No diagnóstico clínico atualmente as áreas nas quais são mais utilizadas as técnicas moleculares são as doenças genéticas, as doenças infecto-contagiosas, o teste de paternidade, aplicação em Medicina Forense e a cancerologia. Dentre os diversos setores da medicina, o das doenças infecto-contagiosas, principalmente as viroses, são, sem dúvida, os setores onde a técnica é mais utilizada, no momento, devido ao fato de que os microorganismos possuem um código genético muito mais simples e conhecido do que o dos seres humanos, facilitando sua aplicação; além de ser aplicada no estudo da estrutura dos genes, terapia gênica, melhoramento animal e vegetal, clonagem, Obtenção de uma grande quantidade de proteínas dentre outras vertentes.

04- NOSSA REGIÃO OFERECE OPORTUNIDADES PARA VOCÊ APLICAR OS CONHECIMENTOS OBTIDOS NESSA ÁREA?
É um mercado em potencial, que necessita de  grandes investimentos e mão de obra qualificada. Na última década, os avanços tecnológicos propiciados pela biologia molecular e pela genética que, até então, só eram empregados em pesquisa, começaram a ser utilizados na prática clínica. Embora seu uso de rotina no diagnóstico laboratorial ainda seja limitado, quer pela falta de automação ou pelo custo elevado, cada vez mais as técnicas de diagnóstico molecular atraem biomédicos, bioquímicos, médicos e outros profissionais pela sua altíssima sensibilidade, especificidade e a precocidade com que pode ser feito o diagnóstico.

05- QUAL A OFERTA DE MERCADO DE TRABALHO NESTA ÁREA?
O campo de atuação e bem vasto  trabalhar em laboratórios de Grande porte, docência, perícia, industria, biotecnologia, pesquisa e outras atividades.

06- COMO VOCÊ CLASSIFICA A QUALIDADE DE ENSINO DE SUA PÓS GRADUAÇÃO?
De uma nota de 0 a 10 daria um 9,0. Pós- graduação é relativo quem tem que buscar o conhecimento é o aluno a pós é um facilitador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário