sexta-feira, 17 de junho de 2011

Jovana Crozara, por Alinson Costa

Entrevista - Secretária Municipal de Politicas para Saúde - Campos Sales - CE

Secretária Municipal de Saúde (Jovana Crozara)

Nome:
Jovana Crozara

Graduada: Odontologia 2008.1 - Pós Graduada em Prótese e Estética. jcrozara@hotmail.com

Celular:
(88) 9927-9293

E-mail Profissional: jovana@campossales.ce.gov.br




1ª Quantas equipes de saúde bucal existem dentro do município de Campos Sales? como é feito o atendimento para que toda a população seja assistida?

R. UBS - Unidade Básica de Saúde existem duas, que são a equipe do centro de saúde e a do bairro guarani. As equipes são dotadas de protocolos de atendimento e um cronograma que conta com dias específicos para as demandas de outras localidades.
2ª Qual o número de profissionais que trabalham saúde bucal no município?
R. Três odontologos, sendo concursado um com quarenta horas (40hrs) semanais e os outros dois com vinte horas (20hrs) semanais. Alem de duas técnicas concursadas com quarenta horas (40hrs) semanais cada. Todos os profissionais devidamente regulados com seus registros profissionais.
3ª São realizadas atividades educativas na temática de saúde bucal?
R. Sim, porem não regularmente!
Temos uma população de 26.414 habitantes e apenas cinco profissionais, sendo três níveis superiores e dois níveis técnicos, as atividades educativas, na sua maioria das vezes acontecem nas escolas de ensino infantil e fundamental I e II, com distribuição de kits do Brasil sorridente.

4ª  Em Campos Sales existem projetos municipais, ou participa de projetos estaduais e federais?

R. Participamos do Brasil Sorridente e nos últimos dias fomos contemplados com a aceitação do programa saúde nas escolas do Programa de Saúde nas Escolas (PSE), que no seu contexto preconiza, atendimento de saúde bucal, sendo incluído no sub eixos a temática de auto cuidado que será trabalhado com todos os alunos do ensino fundamental I e II  as praticas de cuidados e higiene pessoal.
5ª No olhar de gestora, como pode ser melhorado as ações de saúde bucal no município?
R. Acredito que com o (PSE) a situação irá melhorar!
Porem estamos tentando credenciais juntos ao ministério da saúde mais duas UBS completas. Vale apena ressaltar que junto ao Grupo de Trabalho Integrado (GTI) do (PSE), o núcleo de mobilização social da secretaria de saúde serão treinados para trabalhar mais e mais a educação em saúde incluindo a saúde bucal.

Agradeço a excelentíssima secretaria pelo ótimo atendimento ao meu pedido, e toda a sua paciência durante a entrevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário