quinta-feira, 2 de junho de 2011

Daiane Priscila Simião-Silva, por Lorena Moura

 
Doutoranda no programa de Pós Graduação em Genética da UFPR. Graduada em ciências biológicas pela Universidade Estadual do Centro Oeste-PR, com mestrado em biologia evolutiva pela mesma instituição.

1ª) Em que consiste a sua pós-graduação e que resultados você espera obter desse trabalho?

Estou no segundo semestre do doutorado, no qual irei desenvolver o projeto de pesquisa investigando a associação de variantes de 5 genes com a doença de Alzheimer. Os genes, BCHE, NEP, SLITRIK3, APOE, RAPH1 e RIAM, que serão avaliados apresentam associação de seus produtos gênicos com rotas metabólicas importantes na geração da demência.  Desta forma é esperado que possamos contribuir no esclarecimento de variantes genéticas que possam estar atuando na origem desta doença ainda sem cura nem diagnóstico definido, sendo estas informações importantes para elaboração de tratamentos e marcadores biológicos para diagnóstico.

           2ª) O que você espera no futuro?

Após conclusão da pesquisa pretendo continuar a investigar, trabalhando em algum laboratório, ou como docente em instituições que permitam pesquisa. Tenho afinidade também pela área de ensino, e acredito ser essencial a inter-relação entre ensino e pesquisa.

          3ª) O que esta sendo mais dificil na realização da sua pós-graduação?

O quesito de maior limitação na pós-graduação é a falta de subsidio para pesquisa. Enquanto observamos técnicas altamente úteis e rápidas na descoberta de variantes gênicas sendo utilizadas em grupos do exterior, nós precisamos delimitar nossos projetos pensando em orçamento reduzido e limitamos nossas conclusões ao que o financiamento permitir avaliar.

         4ª) O que te levou a fazer esse curso?

A escolha pela genética foi devido à afinidade com o assunto e a verificação do quanto existe a ser descoberto nesta área, em especial no campo de genética de populações. Escolhi a UFPR por apresentar um conceito bom e a linha que gosto de estudar.

        5ª) Como você acha que os outros vêem seu curso?
 
Acredito que a genética seja vista com bons olhos, apesar de não ter se demonstrado tudo aquilo o que era esperado. Acreditava-se numa ciência que viesse a trazer a cura para todas as doenças, principalmente com o projeto genoma. Mas apesar de não estar correspondendo, a genética ainda consiste em inovação em várias áreas, como biotecnologia, agropecuária, e inclusive a área de saúde humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário