quarta-feira, 8 de junho de 2011

Jacques Robert Nicoli, por Karina G Macêdo

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A
 
1 - O que te levou a escolher essa área?
Iniciando os meus trabalhos sobre a obtenção, manutenção e uso de animais isentos de germes (camundongos sem nenhuma microbiota associada, vivendo dentro de uma bolha totalmente esterilizada), tive que aprofundar os meus conhecimentos sobre os componentes dessa microbiota e suas funções e influências para o hospedeiro humano e animal.

2 - Quais os aspectos de ecologia microbiana, especialmente do trato digestivo? 
Estudo da ecologia microbiana de superfícies e mucosas do homem e de animais na saúde e na doença em termos de composição, funções e modulação.  Primeiro, avaliamos os equilíbrios microbianos nos ecossistemas associados (superfície cutânea, mucosa digestiva, mucosa vaginal) em condições de eubiose ou disbiose, Segundo, determinamos as funções ou influências dos componentes microbianos desses ecossistemas no quadro das inter-relações com o hospedeiro (funções de proteção ecológica, imunomodulação e contribuição nutricional ou atividades patogênicas). Terceiro, desenvolvemos métodos de intervenção na instalação, no equilíbrio e nas funções dos componentes microbianos em benefício do hospedeiro (probióticos e prebióticos).  
 
3 - Qual a relação da microbiologia com os aspectos moleculares e genéticos?
Estamos utilizando cada vez mais métodos baseados em biologia molecular para os experimentos. Trabalhamos muito pouco com genética.

4 - Quais as contribuições do seu laboratório para a pesquisa no Brasil, especialmente microbiologia de bactérias anaeróbicas e também das pesquisas em animais isentos de germe?
Acho que é principalmente a obtenção de informações de interesse para imunologistas, parasitologistas, pediatras, gastroenterologistas, ginecologistas, dermatologistas e veterinários e para o desenvolvimento de processos e produtos biotecnológicos. Fornecemos animais isentos de germes para experimentos pontuais para pesquisador do Brasil interessados no uso deste modelo animal e já fornecemos esses animais para diversos centros de pesquisa no Brasil (UFRJ, UNICAMP, UFRGS).


5 -  Como você avalia a importância das pesquisas realizadas no Laboratório de Microbiologia para a sociedade local?
Estamos desenvolvendo produtos biotecnológicos (probióticos) de importancia para as industrias de alimentos e farmecêuticas. Esses produtos são Também importantes para saúde pública em geral (prevenção e tratamento de doenças infecciosas e inflamatórias).


6 - Quais as principais dificuldades encontradas para a realização dessas pesquisas?
Essencialmente ao nivel de importação e exportação de material para pesquisa. A burocracia é fenomenal.


7 - Quais são os pré-requisitos necessários para ser um estagiário do Laboratório de Microbiologia?
Ter cursado ums disciplina de microbiologia (teórica e prática).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário