quarta-feira, 1 de junho de 2011

Tanil Gois Lacerda Filho, por Natália Vieira

Tanil Gois Lacerda Filho
Farmacêutico
curso: Fármacia / Biologia Molecular

setor: Científico, Pesquisa Científica
cargo: Pesquisador
descrição do trabalho: Pesquisa com imunoquímica de glicoconjulgados, experiência na área de lipidomica, glicomica e proteomica de microorganismos patogênicos.


Quando surgiu o interesse de você trabalhar com a biologia molecular?

 
Houve algum fato especifico dentro da sua graduação que levou a escolher a biologia molecular para se especializar?
O que você acha de mais interessante dentro dessa área?
O que você diria para um aluno do curso de odontologia que queira se especializar em
biologia molecular ?
Qual foi a sua tese de doutorado?
No que ela pode contribuir para a população?

      O interesse veio na graduação, eu fiz faculdade de farmácia, e eu fui monitor de bioquímica por 3 anos, com a facilidade na disciplina fui orientado a fazer uma pós (mestrado/doutorado) na área e fui indicado  por meus professores para a Unifesp (onde estou hoje).
      O mais  interessante é que eu trabalho com toda área biológica da célula  (carboidratos, lipídeos, proteínas, DNA e RNA)e assim aprendi  praticamente todas as técnicas de analise, além disso com essa visão, eu como farmacêutico posso ter ferramentas para o desenvolvimento de novos fármacos.
      Minha tese de mestrado foi sobre a influência dos microdominios de membrana (e seus componentes, protéicos ou glicolipideos) de Histoplasma capsulatum (uma levedura infecciosa) em  macrófagos alveolares (primeira linha de defesa do organismo contra  esse patogeno); assim com essa pesquisa como falei anteriormente da  base para o desenvolvimento no caso de uma nova terapia antifungica.
     
Acho que deve haver uma interdisciplinaridade entre todas as áreas da  saúde cada um pode contribuir de uma forma, eu como farmacêutico  dentro da biologia posso desenvolver novos fármacos, o pessoal de  odontologia pode desenvolver muitas pesquisas, como novas próteses,  biomembranas para reconstituição da arcada dentária, entre muitas  outros, o pessoal de odontologia tem pesquisa aqui na Unifesp, em áreas  próprias ou na própria biologia molecular, depende da criatividade do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário