quarta-feira, 1 de junho de 2011

Juliano Sales Mendes, por Maria Eloisa

Engenheiro Agrônomo
Campo de estudo: Genética e Biologia Molecular de Plantas
Instituto: Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética - CBMEG, 
              Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
              Campinas/SP  


Estuda a bactéria Xylella fastidiosa, responsável por várias doenças em citros, alfafa, videira, pessegueiros, amendoeiras, ameixeiras e cafeeiros. Pesquisa algumas proteínas desta bactéria que são responsáveis pela patogenicidade em citros, causando uma doença conhecida por Clorose Variegada dos Citros (CVC). Assim, com o conhecimento dos mecanismos moleculares utilizados pela bactéria para atacar a planta, poderemos desenvolver melhores estratégias no intuito de combater a infecção.
   

         - Defina a Xylella fastidiosa.

Resposta: Xylella fastidiosa, uma bactéria gram-negativa responsável por doenças em    plantas.

        Cite as plantas e o que acontecem com elas quando são infectadas pela bactéria?

      Resposta: citros, alfafa, videira, pessegueiros, amendoeiras, ameixeiras e cafeeiros. A bactéria se estabelece no xilema da planta, causando um bloqueio dos vasos xilemáticos.

          - Comente. 
      Prova de que a escolha foi acertada é a fala de Peter Johson, responsável por um dos maiores programas de financiamento de pesquisa do departamento de Agricultura norte-americanos:  “ Meus caros , tenho para vocês uma boa e uma má notícia. A boa é a de que foi concluído o seqüenciamento do primeiro fitopatógeno no mundo. A má é a de que não fomos nós, mas uma grupo brasileiro”.
.
Resposta: O Brasil por muitos anos engatinhou no campo da ciência. Atualmente, os investimentos estão maiores, porém, ainda insuficiente para um país que almeja o desenvolvimento e o fortalecimento econômico e social. O meio científico é envolvido por muita disputa, e a citação acima mostra a decepção de pesquisadores da maior potência científica mundial ao serem superados, pelo menos nesse ponto, por pesquisadores de um país com pouca tradição científica.

- Explique a doença Clorose  Variegada dos citros (CVC) e os sintomas.  

Resposta: CVC é uma doença causada pelo bloqueio dos vasos xilemáticos devido à proliferação da  bactéria Xylella fastidiosa, que formam agregados celulares altamente organizados denominados de biofilme. Este fitopatógeno possui como vetores de transmissão cerca de 12 espécies diferentes de cigarrinhas, insetos da ordem Homoptera, sendo que o processo de transmição/infecção de uma planta para outra, ocorre através da seiva do xilema que é utilizada como alimento pelos insetos vetores
.
- Qual a importância do seu estudo social e econômico?
 
Resposta: Conhecer os mecanismos moleculares utilizados pela bactéria para atacar a   planta, poderemos desenvolver melhores estratégias no intuito de combater a infecção. Conseqüentemente, haverá uma melhoria na produtividade do citros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário