sexta-feira, 3 de junho de 2011

Patrícia Dore Vieira, por Nayana Figueiredo

 
Qual seu curso de graduação e em que faculdade se graduou?
Patrícia Dore Vieira. Ensino a disciplina de nutrição e dietética nos cursos de enfermagem na Faculdade Leão Sampaio e da FJN. Leciono a Disciplina de Educação Física e nutrição humana também na Leão Sampaio e a Metodologia do Trabalho Científico na UVA. Estou coordenando o curso de Nutrição na FJN que está em processo de autorização e funcionamento pelo MEC. E  sou graduada em Nutrição pela UECE.
 
2-Fale um pouco da sua pesquisa.
Meu mestrado foi em biotecnologia, pesquisei sobre A PADRONIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE DETECÇÃO DE ANTICORPOS ANTIROTAVIRUS NO LEITE E COLOSTRO HUMANOS.  Padronizaei técnicas de purificação viral com ultracentrífuga e técnicas de SDS-Page para ver as bandas das proteínas virais e padronizei também o teste de ELISA para detectar o rotavirus no leite e colostro. Os resultados foram que obtive sucesso na padronização e mostrei que nas amostras testadas existiam sim anticorpos antirotavírus.

3-De que forma essa área de atuação beneficia a sociedade de forma geral?
A biotecnoilogia hoje stá presentes em quase todaqs as modalidades, ou serja, indústria farmacêutica, de alimentos de produtos biodegradáveis,e etc. O meu trabalho contribuiu para mostrar que existe produção de anticorpos da Classe IgA em mucosas e que amamanetar confere proteção à criança amamentada.

4-Qual fonte o motivou para desenvolvimento da tal pesquisa?
A inexistência de trabalhos nesta linha sobre o rotavirus e o fato de já existir na literatura, bastante coisa sobre as E. Coli, por isso resolvi testar para o rotavirus e mais uma vez mostrei o valor imunol´gico do leite humano.

5- Qual a contribuição da sua pesquisa para a sociedade acadêmica?
Foi o primeiro trabalho nesta modalidade.  A partir de meu resultados mais pesquisas poderão ser feitas usando as minhas técnicas padronizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário