quinta-feira, 2 de junho de 2011

Ayana Martins, por Geovanderson França

Graduação: Ciências Biológicas na Unicamp        Mestrado: Genética e Biologia Molecular na Unicamp
Doutorado: Ecologia na USP (cursando atualmente)
As pesquisas foram realizadas nas instituições nas quais eu fui aluna.
Campo de estudo na genética: Evolução


*O que o/a levou a estudar esse assunto?
Acho que a minha área envolve uma motivação mais filosófica que toca a velha pergunta: "De onde viemos?". Meu interesse é explicar como diferentes padrões na natureza ou características dos seres vivos podem ter surgido.

*Quando percebeu ter afinidade por esse assunto e decidiu estudá-lo?
Durante a disciplina que fiz na graduação de Genética e Evolução, na qual entrei em contato com trabalhos clássicos nessa área.

*Qual a contribuição do seu estudo para a ciência?
Espero que meu estudo possa contribuir para uma melhor compreensão do mecanismo de surgimento de novas espécies. A contribuição estará disponível, principalmente, na forma de artigos publicados em revistas científicas que serão avaliados e lidos por diferentes pesquisadores da mesma área. 

*Quais as expectativas em cima de sua pesquisa?
  No momento, a minhas expectativas estão mais voltadas para a minha própria formação. Acredito que esse seja o principal papel da pesquisa durante o doutorado e mestrado. Além disso, espero poder fazer uma pequena contribuição para a área do conhecimento que estudo, como mencionado acima.

*Falar um pouco a respeito do quem vem pesquisando.
Atualmente minha pesquisa envolve fazer simulações computacionais para entender como diferentes espécies se formam a partir de uma única população de indivíduos da mesma espécie. Eu avalio como diferenças genéticas se acumulam nessas populações virtuais e que condições levam a formação de novas espécies. A pesquisa é inteiramente teórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário