terça-feira, 14 de junho de 2011

Michelle Santos Parente, por Amanda Arraes



Odontologa
Especialista em Ortodontia
 Mestrada na UFG

Como é que  se caracteriza a sua especialização?
A Ortodontia se caracteriza pelo diagnóstico e correção das maloclusões ósseas e dentárias. Para isso é necessária a formação acadêmica e especialização de pelo menos três anos e o Brasil encontra-se bem preparado para habilitar profissionais nessa área. 

Quais as possibilidades de formação para um dentista que queira atuar na área da genética e o que existe para consulta online sobre o assunto?
 Eu acho que é um campo enorme e maravilhoso para o dentista aqui no Brasil. Podemos contar nos dedos da mão quais são os dentistas que se especializaram em genética no Brasil. E com um campo enorme,  os dentistas têm a oportunidade de fazer uma especialização, um mestrado, um doutorado em genética, e juntar tudo aquilo que já aprenderam no seu curso de odontologia com o que falta aprender ainda com uma pós-graduação em genética. Quando tivermos esse perfil de profissional no mercado brasileiro: dentista com forte formação em genética, essa pessoa irá destacar-se a nível nacional com uma enorme facilidade. Então, eu acho que o dentista tem que ficar alerta para esse campo, ainda mais sabendo que outras áreas daodontologia  estão bastante congestionadas e essa é uma área praticamente virgem. E o desafio é diferente, é criar o mercado de trabalho, o que considero mais interessante do que ter que concorrer com centenas de outros dentistas, tão qualificados quanto. Existe uma interação cada vez maior ao nível mundial, inclusive nos países desenvolvidos já existem revistas científicas específicas para publicações que envolvam dentistas e genética, como por exemplo a Behaviour Genetics, que pode ser consultada no site . Também existem sites internacionais dedicados.

Em uma visão pessoal qual a relação com a genética?
A genética é a matemática das ciências da saúde. É a base de tudo e quem a compreende e a usa como instrumento diagnóstico se destaca no meio profissional.
  
Quais são as atuais ramificações desta área de atuação e a que se presta cada uma delas?
A Ortodontia é responsável pela correção de maloclusões.
A Dentística é responsável pelas restaurações (cáries).
As próteses são reposições dentárias.
A Odontopediatria atende pacientes infantis e adolescentes.
A Radiologia apresenta imagens radiográficas

O que acha da genetica na area da odontologia? 
 É um avanço para a prevenção e um novo passo para tratamentos orais, é fonte de desenvolvimento para  novos produtos odontologicos.

Como é que se caracteriza a sua especialização?

A Ortodontia se caracteriza pelo diagnóstico e correção das maloclusões ósseas e dentárias. Para isso é necessária a formação acadêmica e especialização de pelo menos três anos e o Brasil encontra-se bem preparado para habilitar profissionais nessa área.

Como usa os seus conhecimentos a partir da pós-graduação no seu dia a dia?
A pós-graduação faz você se sentir mais seguro, São varias pessoas na mesma área, trocando experiências.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário