sexta-feira, 3 de junho de 2011

Marcos Morris, por Amanda Figueiredo

Marcos Morris 
Biólogo   
e Engenheiro Agrônomo
Doutorando em Fisiopatologia Médica - UnB. www.professormarcao.com.br
 
 

1) Em que faculdade você está fazendo seu doutorado ?
Universidade de Brasilia UnB
 
2) Porque você escolheu essa área?
Longo caminho viu! Minha área de formação é Biologia e Engenharia  
Agronômica. Quando falo isso as pessoas costumam perguntar: "E como  
você foi parar na Genética Clínica?" Como disse, longo caminho. Bem,  
quanto à genética, dentro da própria biologia e da engenharia  
agronômica sempre estive vinculado, enquanto estagiário nessa área.  
Mas, com o passar do tempo comecei a pesquisar mais sobre a genética  
clínica. E foi paixão mesmo. Percebi com a leitura de artigos e  
trabalhos o quanto este ramo é diversificado e bonito. Você tem a  
possibilidade concreta de poder ajudar as pessoas. A possibilidade de  
pesquisar algo que pode trazer a cura ou melhorar o bem estar de uma  
pessoa portadora de uma síndrome genética qualquer significa muito  
para mim.
 
3) Você sentiu dificuldade em algo?
Sim, com certeza. estava há algum tempo afastado da academia. Terminei
  meu mestrado e, só fui encarar o doutorado dois anos e meio depois.
  Outro ponto é que meu mestrado foi em uma área completamente diferente
  da atual. Trabalhei no mestrado , com um ramo voltado para conservação
  da qualidade de solo e água. Acredita? E agora, dois anos depois
  estou aqui, no ramo da genética clínica. Com isso, certamente minha
  maior dificuldade foi correr atrás de muitos conceitos, teorias,
  pesquisas para poder ao menos entender meus orientadores.Mas, hoje,
  posso dizer que estou apaixonado pelo que faço e, certamente meu pós
  doutorado manterá o mesmo caminho.
 
4) Sua área é a Genética Médica na área de  Fisiopatologia certo ?
    Você pode explicar?
É sim. Bem esta área abrange uma série de possibilidades. Tratava-se
  de uma área presente em praticamente todas as áreas da medicina. É um
  ramo que permite uma ajuda direta para muitas famílias. Por exemplo,
  através de uma avaliação de uma criança com suposto distúrbio genético
  podemos, como geneticistas, elaborar todo um histórico familiar e, com
  isso, praticarmos o que chamamos de aconselhamento genético, prática
  de extrema importância para muitas famílias.
 
5) Há algum professor que seja sua "inspiração" ?
  Há sim. Pode ter certeza. Mas, prefiro não mencionar aqui.
 
 
 
 
-
Espero que tenham gostado, porque eu gostei muito! ;) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário