domingo, 12 de junho de 2011

Rodrigo I. M. Santos, por Francisco Tiago

Rodrigo I. M. Santos
pós-doutorando
Centro de Pesquisa em Virologia
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP
 
Formação e especialização?
 
Biólogo (Bacharel em Ciências Biológicas), formei pela Faculdade de  Filosofia Ciências e Letras da USP (FFCLRP-USP) em 2000, fiz mestrado  
e doutorado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP  (FMRP-USP), na área de concentração de Biologia Celular e Molecular.
 
  Onde atua profissionalmente?
Atualmente faço pós-doutorado no centro de pesquisa em virologia da FMRP-USP.
 
 
  01)O que te levou a escolher essa profissão?
 
Quando prestei vestibular não sabia exatamente o que escolher como profissão. Pelo meu perfil, já sabia que me daria melhor em uma  
carreira biológica. Dentre as biológicas percebi que não me encaixava na área clínica. Percebi que a área de pesquisa me agradava mais e  
portanto prestei biologia.
 
   02)O que lhe motivou a escolher esta área de atuação?
 
Com o tempo percebi que a pesquisa em laboratório me agradava muito  mais que a de campo. Comecei a perceber a ciência como algo maior. Fui  
adquirindo tamanha vontade de investigar fenômenos biológicos que hoje não me vejo em outra área. E dentro da biologia molecular/celular os  
vírus são organismos com muito potencial de estudo.
 
 
  03)O que voce acha de mais interessante dentro dessa área?
 Acho interessante o dinamismo da ciência. Cada descoberta gera  perguntas, que geram outras descobertas.
 
  
  04)Por que você escolheu essa instituição?
 
Ainda na graduação escolhi a USP pela boa fama. Durante a pós, percebi  que os recursos e a qualidade de pesquisa da FMRP-USP eram bons e  
decidi ficar em Ribeirão Preto por isso.
 
  
  05)Poderia falar um pouco sobre a sua carreira acadêmica e profissional?
 
Comecei como virologista em 1999 fazendo iniciação científica (IC). Na  época trabalhava com Picornavírus, mais especificamente com um  
enterovírus chamado coxsackievirus. Na IC eu comparava métodos  moleculares e imunoenzimáticos na detecção do vírus. No mestrado  
comecei a trabalhar com arbovírus; mais especificamente com interação vírus-célula. Inclusive consegui publicar meu trabalho de mestrado em  
revista internacional. no doutorado comecei a explorar modelos de  estudo em camundongos, o que continua até hoje.
 
  
  06)Está fazendo ou pretende fazer alguma pesquisa atualmente?
Sim, como pós-doc.
 
   07)Em que consiste sua pesquisa?
 
Hoje trabalho com modelo animal de infecção de arbovírus em camundongos.
 
Espero ter ajudado
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário