terça-feira, 14 de junho de 2011

Mauro A D Melo, por Felipe Coutinho

UFPA - Campus de Bragança
Alameda Leandro Ribeiro s/n
68600-000, Bragança, Pará
mauroandremelo@yahoo.com.br
mauroandremelo@msn.com
mauroandremelo@gmail.com
 
Onde você Reside?
Resido na cidade de Bragança, no estado do Pará.
 
Em que local foi concluída sua graduação?
Universidade Federal do Pará UFPA - no Campus de Bragança.
 
1-Há quanto tempo o senhor atua nessa área? 
Bom, ainda me considero novo nesse ramo, mas vamos lá. Uns 10 anos de prática.
 
2-Como é possível descobrir se uma substância causa danos aos genes de uma célula ou de um organismo, ou seja, se ela é genotóxica?
Existem vários testes que podem ser realizados. Em geral se faz a exposição de células à substância que está sendo testada, espera-se um tempo e, então, parte-se para a etapa de análise, onde verificamos se ocorreram alterações. 
Podemos observar quebras cromossômicas ou alteração de expressão (funcionamento) dos genes. Para isso temos diferentes tipos de testes que envolvem a Citogenética e a Biologia Molecular. O ponto principal é que as células que sofrem alterações causadas pelas substâncias genotóxicas devem morrer ou, então, devem ser reparadas. No caso de sua morte, as células têm um mecanismo chamado de apoptose (morte celular programada), que é acionado em condições celulares inviáveis. Porém, muitas vezes, este mecanismo não funciona de forma adequada, logo o dano é passado para as outras células, o que pode, por exemplo, levar à formação de tumores. 
 
3-Como uma substância genotóxica consegue penetrar uma célula e atacar seu DNA?
Na verdade, não existe a necessidade de a substância entrar na célula. Nossas células se comunicam com o meio externo e captam sinais emitidos por ele. Um sinal pode acionar vários mecanismos, que podem levar a diferentes respostas celulares. 
Mas, por outro lado, se a substância entra na célula, devemos lembrar que DNA é uma molécula que tem uma estrutura química definida e que pode ser alterada pela combinação com essa substância. Pequenas alterações em uma molécula de DNA podem fazer com que a informação genética presente nesta molécula seja afetada. 
 
4-As substâncias cancerígenas, que podem ser encontradas no tabaco, podem ser consideradas genotóxicas?
Substâncias cancerígenas são aquelas que levam à formação de tumores. Assim, um agente genotóxico é o primeiro passo do erro. Este erro pode ser reparado e não causar problemas. Se ele não for reparado pode causar a danos ao organismo, mas não necessariamente à formação de tumores. Mas em algumas situações, os genotóxicos são capazes de induzir a uma instabilidade cromossômica, o que pode contribuir para o desenvolvimento de processo celular maligno (câncer). De qualquer forma, parece haver uma interligação entre esses processos. Lembrando que o dano genotóxico é, por definição, passível de reparo pelas células.
No caso do tabaco, por exemplo, temos vários componentes que podem interferir na molécula de DNA, como benzopireno e nitrosaminaglicanas, que são compostos obtidos pela queima de material orgânico. Estes compostos lesionam o DNA. Se não houver reparo, a chance de formação de tumores é grande. 
 
5-É possível usar a genotoxicidade para curar doenças? Por exemplo: infiltrar substâncias genotóxicas em um tumor para que ele pare de se multiplicar?
Estudos mostram que é possível infiltrar substâncias em células tumorais na tentativa de destruí-las das mesmas, porém tais substâncias não são classificadas como genotóxicas. Em geral, elas controlam a proliferação celular e tentam induzir a apoptose. Atualmente, técnicas utilizando a nanotecnologia vêm propiciando vários tipos de tratamentos, que antes não eram possíveis. Com a nanotecnologia, pode-se desenvolver carreadores capazes de direcionar substâncias (fármacos, quimioterápicos, etc) para tipos celulares específicos. 
 
6-Como o organismo humano consegue se proteger de agentes genotóxicos do dia-a-dia, como os que estão presentes em agrotóxicos e alguns produtos de limpeza, por exemplo?
Não podemos evitar todas as exposições. Na verdade, as alterações no DNA ocorrem com certa freqüência, mas o que acaba acontecendo é que temos enzimas que conseguem reparar estes danos. De qualquer forma, é sempre bom tentar evitar exposições. 
Obviamente a exposição a um agente de alta periculosidade é um risco grande, por isso são realizados vários testes, a fim de evitar o contato da população com produtos de elevada toxicidade. 
Podemos pensar, por analogia, em um jogo de loteria. Na loteria, quanto mais eu jogo, maior a probabilidade de ganhar. Se eu nunca jogar, jamais poderei ganhar. Mas, mesmo que se eu jogue sempre, nunca vou ter a certeza que irei acertar. 
 
7-Os vírus que incorporam seu DNA ao DNA do hospedeiro podem ser considerados genotóxicos?
Existem vírus que levam à formação de tumores, pois fazem a célula perder o controle do ciclo celular. Um exemplo é o papiloma vírus humano (HPV), que causa o câncer de colo de útero. Não consideramos esse tipo de mecanismo um efeito genotóxico, pelo fato de que os danos causados pelos compostos genotóxicos são passíveis de correção. Em geral, uma alteração causada por incorporação de DNA viral leva a uma lesão celular que não pode ser reparada. 
 
8-Todo tipo de genotoxicidade envolve modificações na expressão de proteínas da célula ou ele pode ser “silencioso”?
Depende do significado de silencioso! Teoricamente silencioso é sem resposta. Se considerarmos que a célula não apresentou dano, o organismo provavelmente também não o apresentará. O que pode acontecer é que um dano acontece, mas não se consegue detectá-lo. Para que isto não ocorra é que são realizados vários testes diferentes.

Caro Felipe.

Estou à disposição para o que você precisar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário