quinta-feira, 2 de junho de 2011

Flávio Henrique da Silva, por Gisely Estima

Flávio Henrique da Silva


Flavio Henrique da Silva concluiu o doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo em 1996, sob orientação do Dr. Hamza El-Dorry. É Professor Associado 3 da Universidade Federal de São Carlos, onde atua desde 1992. Atua na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular. É coordenador do Laboratório de Biologia Molecular (LBM) e um dos coordenadores do grupo de pesquisa do "Bioquímica e Biologia Molecular". É membro do Centro de Biotecnologia Molecular e Estrutural (CBME-CEPID-FAPESP). Coordena, no LBM, trabalhos em biotecnologia de plantas e insetos praga; celulases e glucosil hidrolases em geral; inibidores de proteases cistatínicas; proteases; metagenômica e prospecção de genes de interesse biotecnológico.


1- Qual sua formação?

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas (Universidade Federal de São Carlos, SP) Doutor em Bioquimica (Instituto de Quimica da USP, São Paulo).

2- O que faz um profissional de sua área?
A atuação é bastante ampla. No meu caso, sou um professor universitário, e como tal, tenho várias atribuições dentro da Universidade. Devo realizar atividades de ensino (graduação e pós-graduação), pesquisa e extensão. Além das aulas que ministro, oriento alunos de graduação e pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutoramentos) na realização de pesquisas científicas. Além disso, realizo trabalhos de extensão, em parceria com empresas. Meu trabalho é de cunho biotecnológico, principalmente no estudo de genes e proteínas de interesse biotecnológico. Produzimos proteínas recombinantes, desenvolvemos canas-de-açúcar transgenicas mais resistentes a pragas, estudamos o genoma de pragas agrícolas e também da cana-de-açúcar.

3- Atualmente, você desenvolve alguma pesquisa ou projeto?
Vários. Como citado acima, trabalhamos em nosso laboratório com cana-de-açúcar e insetos que a atacam; trabalhamos com produção de enzimas para bioetanol; metagenomica (estudos genomicos ambientais) etc.

4- Qual a importância de sua área de pesquisa na sociedade?

A biotecnologia tem um impacto enorme na sociedade. Sua aplicação compreende a área de saúde (animal e humana), no desenvolvimento de medicamentos e diagnóstico de doenças, passando pela área agrícola (no desenvolvimento de plantas mais resistentes, diagnóstico etc) até a área industrial, que trata da produção de moléculas com aplicação biotecnológica.


5- O que te levou a se especializar nessa área?

Sempre gostei muito de biologia, particularmente, a biologia molecular. Por isso, aprofundei meus estudos na área. Muito mais que pelos aspectos financeiros, fui atraido pela área por gostar dela e sentir que seria um bom profissional agindo desta forma.

6- Quais seus objetivos no presente e para o futuro?

Continuar a produzir ciência de boa qualidade; publicar bons trabalhos em boas revistas internacionais (cada vez melhores); continuar orientando bons profissionais, de forma que eles se encaixem no mercado de trabalho; ver meus estudantes bem sucedidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário