segunda-feira, 6 de junho de 2011

Jamilly Lopes de Macêdo, por Léo

 
1° - Nome Completo.
1º - Nome completo: Jamilly Lopes de Macêdo.
  
2° - Qual sua área de especialização e o que faz uma profissional dessa área?
2º - Fiz graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA), no município de Crato – Ceará. Posteriormente, continuei a minha formação acadêmica com o curso de especialização Lato sensu em Bioquímica e Biologia Molecular da Faculdade Leão Sampaio, no município de Juazeiro do Norte - CE e, atualmente, faço parte do corpo discente do Programa de Mestrado Acadêmico em Biologia Celular e Molecular Aplicada da Universidade de Pernambuco (UPE), em Recife – PE. Desde 2010, pertenço ao grupo de pesquisa, orientado pelo Professor Doutor Paulo Roberto Eleutério de Souza, do Laboratório GENOMA da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife.
A Genética é a ciência do século e conta com um potencial de crescimento fantástico! Através das pesquisas desenvolvidas nesta área, poderemos contribuir para a elucidação de novos prognósticos para diversas doenças associadas às questões genéticas humanas, o desenvolvimento de novas terapias (como, por exemplo, o trabalho com células tronco) e, também, contribuir significativamente com as pesquisas científicas do nosso país e do mundo. Além de ser apaixonada por esta área, vislumbro várias possibilidades de satisfação profissional num futuro muito próximo e promissor!
 
3° - Em qual área da Genética está inserida?
3º - Em meio ao vasto campo de atuação da Genética, atuo, mais especificamente, na área de genética molecular humana.   

4° - Quais os avanços conseguidos no campo da Genética, no Brasil atualmente?
4º - Depois do grande “salto” do Projeto Genoma, o Brasil tem crescido consideravelmente nos mais diversos campos da pesquisa genética: melhoramento genético de plantas e animais, avanços e impactos à saúde humana, produção farmacêutica, pesquisas no campo da engenharia e biotecnologia genética, dentre outros.   

5° - Quais os benefícios alcançados por pesquisas desenvolvidas pela Geneticista?
5º - Em parceria com ginecologistas do Estado de Pernambuco, temos desenvolvido pesquisas associadas à detecção precisa da infecção pelo vírus HPV e outras doenças em mulheres da região, através de manipulação de amostras biológicas e o estudo molecular de genes associados a tais patologias destas pacientes. 
 
6° - Atualmente, possui alguma pesquisa, neste campo da Genética, em andamento?
6º. Sim. Tenho desenvolvido um estudo sobre a influência de alguns genes de citocinas da resposta imunológica humana no desenvolvimento de lesões precursoras para o câncer cervical. 
 
7° - Você acha que a Genética tem contribuído, ou contribuirá de alguma forma para o desenvolvimento da Odontologia?
7º - Podemos considerar a genética como um novo passo, também, para a prevenção e o tratamento mais preciso e eficaz da saúde oral. Estudos no campo da ortodontia contemporânea, com a identificação de anomalias associadas, através de investigações genéticas relacionadas aos distúrbios de desenvolvimento dentário, dentre outros, tem sido bastante difundidos nesta área. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário