sexta-feira, 3 de junho de 2011

Bereneuza Brasileiro, por Romênia Pinheiro

Bereneuza Brasileiro






1- Quais as razões que a levaram a escolher essa área?
A escolha desta área foi direcionada fortemente por motivações relacionadas ao encantamento e aptidão. 
Durante o ensino médio e graduação no curso de Ciências Biológicas, gostei de muitas disciplinas, especialmente genética. Até quando eu conheci a genética molecular durante a minha pós-graduação e decidi que era com isso que eu queria trabalhar. Tive professores muito bons, que me estimularam e me mostraram que esse poderia ser um caminho interessante. Fiz Especialização em Micologia (644 horas/aula) pela Universidade Federal de Pernambuco (1997), fui a primeira aluna aprovada para passagem direta do mestrado para doutorado no Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e em 2003, fui doutora em Biologia de Fungos. Atualmente, sou professora de Genética Básica, Genética Humana e Genética Evolutiva do Centro de Ciências Biológicas e Saúde da Universidade Católica de Pernambuco e sócia/diretora da Genetech - Pesquisa, Desenvolvimento e Consultoria em Biotecnologia. Esta empresa está instalada na Incubadora Tecnológica Positiva da UFPE, é inovadora na microbiologia e biotecnologia industrial que tem como meta inserir novas tecnologias biológicas como ferramentas de controle e incremento de produção. Neste contexto, a empresa se propõe a aplicar novas técnicas que utilizam análise de DNA no controle microbiológico de processos fermentativos industriais, agregando-se a isto análises fisiológicas convencionais da capacidade fermentativa da biomassa. A GENETECH também

atua no desenvolvimento de projetos científicos e tecnológicos em conjunto com o setor produtivo, que incluiriam desde análises de matérias-primas e produtos até o desenvolvimento de organismos geneticamente modificados. Tenho experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Industrial e de Fermentação, atuando principalmente nos seguintes temas: tipagem genética de leveduras, caracterização genética por DNA através de marcadores genéticos, identificação molecular, fermentação alcoólica e seleção de leveduras de interesse biotecnológico. Na minha família já havia um pesquisador, meu avô, médico, porém mais ligado à área da medicina e de doenças tropicais. Para mim a área científica tem um apelo muito forte, porque cada dia é diferente do outro, você está sendo sempre desafiado por questões que somente intelectualmente é possível responder. A partir daí, já muito tranqüila, que eu queria fazer na minha vida profissional, voltei para uma área que sempre me encantou que é a genética, a microbiologia e a docência.
2- Qual a importância dessa área na atualidade?
A genética tem permitido um aprofundamento sem precedentes quanto ao entendimento dos processos que ocorrem nos seres vivos. Graças a ela tem sido possível compreender as causas de diversas doenças de seres humanos, plantas e outros animais. Da mesma forma, a genética permite identificar genes que estão associados a características benéficas, como maior produtividade ou resistência a patógenos em plantas e animais. Por outro lado, os estudos de evolução permitem um maior conhecimento da história das espécies. O conhecimento acerca do código genético é uma das prioridades na maioria dos países, conseqüência não só do imenso potencial como também dos resultados obtidos até agora.
A nível da saúde, a produção de substâncias a partir de DNA recombinante implantado em organismos hospedeiros permite a não utilização dessas mesmas substâncias de origem animal. O diagnóstico genético é também uma técnica bastante importante, uma vez que possibilita a detecção de doenças genéticas antes de estas se manifestarem, permitindo assim o seu eventual tratamento e organização da vida do doente. Além do diagnóstico intra-útero das aberrações cromossômicas, por meio da análise de exames do líquido amniótico e vilosidades coriônicas;
Na área da indústria alimentar, a produção de organismos geneticamente modificados possibilitando uma produção em maior escala e de forma mais rentável a nível econômico e permitindo ainda a produção de alimentos com características selecionadas.
A nível ambiental, a engenharia genética permite a alteração de alguns compostos, como o plástico, de forma a diminuir o seu impacto ambiental. Tornou-se também possível a produção de bactérias geneticamente modificadas que degradam as principais substâncias poluentes da atmosfera, contribuindo assim de forma direta para uma diminuição da poluição da mesma.

3- O que faz um profissional dessa área?
O profissional dessa área pode atuar em diversas subáreas como, Genética Animal, Genética do Desenvolvimento, Genética Forense, Genética Humana, Aconselhamento Genético, Genética do Melhoramento, Genética de Micro-organismos, Genética Molecular, Genética de Populações, Genética Quantitativa, Genética Vegetal, Citogenética, Engenharia Genética, Evolução, Imunogenética, Mutagênese, Radiogenética, Conservação da Biodiversidade. 
Essencialmente, além do profissional entender a natureza do gene, ele pode utilizar as metodologias de biologia molecular e engenharia genética para conhecimentos sobre o funcionamento dos organismos, bem como, formas de manipulá-los. 
Poderá ainda produzir vacinas, plantas transgênicas com características agronômicas relevantes ou que produzam medicamentos e também identificar genes através de projetos genoma.

4- Atualmente possui alguma pesquisa em andamento?
Existem alguns projetos em evidência, tais como: 
- ENGENHARIA METABÓLICA DE LEVEDURAS INDUSTRIAIS APLICADA À PRODUÇÃO DE ETANOL - Explora três vertentes para a introdução da tecnologia do DNA recombinante na indústria alcooleira brasileira, mediante a modificação genética de leveduras industriais: (i) a alteração do metabolismo redox de Saccharomyces cerevisiae com vistas ao aumento do rendimento em etanol, (ii) a introdução em Saccharomyces cerevisiae de uma rota metabólica para a assimilação e fermentação de ácido D-galacturônico e (iii) a introdução de marcas genéticas permitindo o fácil reconhecimento fenotípico das linhagens modificadas. As modificações pretendidas foram desenhadas levando em conta as características do processo de fermentação alcoólica tal como pra-ticado nas unidades industriais brasileiras, de modo a gerar resultados passíveis de transferência ao setor produtivo. Paralelamente, o projeto procura sedimentar e ampliar o domínio de novas técnicas de biologia molecular e de análise de fluxos metabólicos, requeridas para o estabelecimento de uma firme competência em engenharia metabólica de leveduras na UFPE.
- GENÔMICA FUNCIONAL DA LEVEDURA DEKKERA BRUXELLENSIS - Visa avaliar a constituição genética de isolados industriais da levedura Dekkera bruxellensis e associá-los às características fisiológicas e bioquímicas que conferem adaptabilidade desta levedura aos processos fermentativos industriais. 
- ANÁLISE DA DINÂMICA DA MICROBIOTA LEVEDURIFORME PRESENTE NO PROCESSO DE FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA INDUSTRIAL - Este trabalho tem como objetivo verificar a utilidade de técnicas simples de tipagem molecular baseadas em PCR para a quantificação e identificação dos contaminantes, assim como a elaboração de um banco de dados de contaminantes do processo de fermentação alcoólica baseado nos seus perfis (GTG)5. No processo industrial de fermentação alcoólica, é freqüente a substituição da linhagem selecionada de Saccharomyces cerevisiae utilizada como inóculo por linhagens nativas e/ou por leveduras contaminantes. Estas podem trazer sérios prejuízos às indústrias por causarem redução na produção de álcool. A detecção, quantificação e identificação de tais leveduras constituem importantes passos para o adequado controle microbiológico do processo. A associação dos dados moleculares com os dados industriais a serem coletados e organizados em planilhas poderá servir para se inferir de forma estatisticamente significativa os fatores físico-químicos que estão relacionados com a dinâmica populacional, tanto de linhagens de S. cerevisiae como de leveduras contaminantes.


5- O que você recomenda para uma pessoa que pensa em seguir essa área?

Não é preciso esperar a universidade para ingressar nesse caminho, pode ser antes, ainda no ensino médio, conhecendo o trabalho de laboratórios, lendo sobre temas que possam a vir lhe interessar. A maioria das pessoas, contudo, começa mesmo na universidade. Assistir as aulas é muito bom, importante, mas o aluno não pode achar que vai fazer um curso de ciências biológicas, por exemplo, sem passar por um laboratório e/ou uma iniciação científica. Para esse jovem ter uma formação completa, ao colocar o pé na faculdade, deve procurar conhecer os laboratórios disponíveis, mesmo que não saiba ainda com o que se quer trabalhar, é preciso conhecer primeiro, para se encontrar. Estimular a curiosidade no jovem é a principal característica de um bom cientista. Ele precisa se sentir desafiado e motivado a encontrar respostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário