sexta-feira, 3 de junho de 2011

Terentia Batista Sá de Norões Vieira, por Beatriz Gurgel

Institutuição: UNIFOR


 Em qual área da biologia molecular está atuando?


Terentia- Estou trabalhando com uma técnica de biologia molecular conhecida como PCR (polymerase chain reaction - reacção em cadeia pela polimerase) que se baseia no processo de replicação de DNA.


2- O que lhe motivou a escolher essa área de atuação?



Terentia - É que através desta técnica podemos identificar a participação de proteínas em certas patologias a partir do aumento de sua expressão gênica detectada com PCR.

3- Está fazendo ou pretende fazer alguma pesquisa atualmente?

Terentia - No momento estou desenvolvendo um projeto de pesquisa no qual irei investigar a expressão gênica de uma determinada proteína envolvida na toxicidade renal causada pelo lítio.
 

4- Poderia falar um pouco sobre sua carreira acadêmica e profissional?

Terentia - Sou formada em farmácia pela universidade de fortaleza (UNIFOR) e em seguida fiz meu mestrado na universidade federal do ceará. permaneço ainda no mesmo grupo de pesquisa na ufc, onde no momento estou fazendo meu doutorado. estou no segundo ano do doutorado.

5- O que recomenda para um jovem que pensa em seguir o caminho que você seguiu?

Terentia - Analise quais disciplinas você teve maior afinidade e então concorra a monitoria das mesmas. a monitoria é uma ótima maneira de preparar o aluno para docência.
 
6- De que forma a biologia molecular beneficia a sociedade?

Terentia - Investigar o aumento da expressão gênica de uma proteína em uma determinada patologia é como buscar a elucidação de mecanismos celulares envolvidos naquela doença. Desta maneira, se confirmado a participação de uma determinada proteína num evento qualquer, esta se torna alvo para o controle de um processo fisiopatológico.   

7-Qual a faculdade ou universidade se graduou?

Terentia - UNIFOR

8- Quais são os seus interesses atuais?

Terentia - Terminar as minhas pesquisas para que eu possa defender minha a tese.

Quero agradecer a Terentia pela entrevista maravilhosa muito obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário