terça-feira, 14 de junho de 2011

Antônio Freire de Carvalho Filho, por Amanda Amorim

 
1-Qual seu nome completo?Onde reside e onde nasceu?

Meu nome é Antônio Freire de Carvalho Filho. Moro atualmente em São Carlos – SP, mas nasci em Itabuna, no sul da Bahia.

2-O que o profissional deve buscar hoje para estar ou entrar no mercado global?


Acho que, em qualquer área, um bom profissional precisa estar atualizado, ter precisão em suas atividades e bom humor. Estudar é e sempre será fundamental! Estar ligado nas novidades de seu campo de atuação é algo essencial, mas o que conta mesmo é o quanto você consegue extrair de outras áreas e usar em seu contexto. Desta forma, a tarefa de se manter de forma eficiente e qualificada no mercado não vira um desafio tão complexo. Um bom profissional sabe que precipitação é um fator que, na maioria das vezes, atrapalha. No entanto, esperar demais alguma coisa até que ela caia no nosso colo não é uma estratégia apreciável. Paciência é preciso, mas a hora certa e o modo como agir contam muito. Por último, mas tão importante quanto às duas características anteriores, acho que um bom profissional precisa estar feliz e tranquilo fazendo aquilo que faz. Esta não é uma tarefa simples para aqueles que escolhem em que irão trabalhar pensando apenas em retorno financeiro. O bom humor vem quando temos prazer em realizar tarefas diárias, e isto sempre torna cada atividade mais excitante que a anterior.

3-Queria que você falasse um pouco de você e sua trajetória acadêmica e,se possivel mandasse algumas fotos do seu trabalho.


Comecei minha graduação (Bacharelado em Ciências Biológicas) na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em Ilhéus – BA em 2005 e já no primeiro semestre me inscrevi como voluntário em um projeto de Iniciação Científica (IC). Funciona como um estágio não remunerado para quem quer seguir carreira acadêmica. Aprendi durante um ano diversas técnicas que eu pude utilizar nos quatro anos da graduação e três anos como estagiário IC de pesquisa. Fiz um treinamento em métodos de extração e amplificação de DNA para estudos de genética molecular e de métodos de preparação e análise de lâminas para estudos citogenéticos de himenópteros (vespas, abelhas e formigas), os quais utilizei no meu projeto de monografia. Em paralelo, desenvolvi e executei um projeto de extensão em uma reserva extrativista localizada em um município próximo à Universidade e fundei um instituto ambiental sem fins lucrativos (Instituto Viver da Mata) juntamente com colegas de outros cursos. Terminei a graduação no final de 2008 e no ano seguinte iniciei o mestrado em Genética e Biologia Molecular na mesma instituição. Desenvolvi durante dois anos de pesquisa uma análise acerca da diversidade genética de uma vespa social na Floresta Amazônica e na Mata Atlântica e associei a diversidade encontrada a efeitos ambientais do passado. Atualmente estou no primeiro ano de Doutorado (Genética Evolutiva e Biologia Molecular) na Universidade Federal de São Carlos.

4- Graduados em quais áreas podem fazer essa pós-graduação?

Biólogos, Agrônomos, Médicos Veterinários, Biomédicos, e afins...

5-Quais são seus interesses atuais?

Pretendo continuar estudando para conseguir fazer um bom Doutorado e, se possível, realizar uma parte do projeto no exterior.


6-O que você está pesquisando, trabalhando hoje?

Continuo estudando a diversidade genética de vespas sociais com ampla distribuição na América do Sul.







Nenhum comentário:

Postar um comentário