quinta-feira, 2 de junho de 2011

Lílian Rodrigues de Oliveira, por Marcelon

 
1-Qual seu nome completo?Onde reside e onde nasceu?

R: Meu nome é Lílian Rodrigues de Oliveira. Atualmente moro no município de Ouro Preto do Oeste – RO. Nasci em São Paulo – Capital.


2-Onde você se formou?

R: Sou graduada em Enfermagem, pelo o Centro Universitário Luterano de Jí-Paraná (ULBRA). Formei-me pela ULBRA - RO em 2008.

3-Por que decidiu essa área?

R: Acredito que cada um de nós tem alguma tendência a determinada área, na minha família, por exemplo, há: advogado, bancário, pedagogos e empresários, e apesar de algumas influencias para seguir umas destas áreas a minha decisão foi em relação à ENFERMAGEM, por ser uma profissão que lida com pessoas e que cuida da saúde delas, mas o apoio foi total após minha escolha.   
4-Qual é o mercado de trabalho mais procurado pelos estudantes que se formam nesta área?

R: Acredito que é a área hospitalar, mais são poucos como a mim que preferem trabalhar na docência e ao mesmo tempo em hospitais. Mas hoje em dia, os estudantes estão preferindo mesmo concurso público, uma vez que o mesmo lhe dar certa estabilidade, segurança.

 5-Qual o seu trabalho atualmente?

R: No momento, sou estudante do Mestrado Profissional em Genética e Toxicologia Aplicada – ULBRA – RS. Todavia, já exerci atividades após concluir a graduação, essas foram em: hospitais, centros de ensino profissionalizantes, gerência, coordenação e PSF (Programa Saúde da Família). E a última recente foi uma das experiências mais marcantes em uma Faculdade aqui em Rondônia. A minha não permanência na mesma foi devido que o MEC já está exigindo o mestrado para atuar nos Centros Universitários. E este é um dos meus objetivos, concluir o mestrado e retornar as atividades, tanto em área hospitalar quanto docência o que será em breve.



6-Gostaria que você falasse um pouco sobre a profissão, em linhas gerais de oportunidades e opções de segmentos que o profissional pode atuar.

R: A essência da ENFERMAGEM é o cuidado ao ser humano. Os enfermeiros, como membros da equipe de saúde, são responsáveis pelo planejamento da assistência integral ao paciente. O profissional desta área trabalha na manutenção e promoção da saúde, prevenção de doenças, diagnóstico de enfermagem, intervenção e reabilitação. Além de atuar na assistência, o enfermeiro está preparado para as funções administrativas, de ensino e pesquisa.

O Enfermeiro poderá atuar em hospitais privados ou públicos, indústrias, creches, ambulatórios, centros de saúde, programas de saúde da família, consultórios de enfermagem, educação em saúde, palestras, consultoria, auditoria, planejamento e execução de projetos.

7-Existem bons cursos no Brasil nesta área ou ainda são poucos?


R: Sim existem. Todavia quanto mais cursos nesta área melhor, pois, por exemplo, tem pessoas que não podem cursar ENFERMAGEM em determinada faculdade muitas vezes pelo o valor aquisitivo ser alto, já em outras faculdades o valor já é mais em “conta”.
Entretanto, devido o curso ser integral, e exigir profissionais qualificados com mestrado, doutorado, além de outros requisitos o curso não é uns dos mais baratos. Mas no fim, as oportunidades são inúmeras e vale apena se esforçar e realizar o curso em uma boa Faculdade que tenha um bom reconhecimento e um excelente conceito, isso faz o diferencial.

EMAIL: lilianrodrigues.d@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário