quarta-feira, 15 de junho de 2011

Henrique Douglas, por Giulia Regis

Henrique Douglas
Professor da Faculdade Leão Sampaio e Doutor em Farmacologia

Qual pesquisa você está desenvolvendo?
Modulação de resistência a bactéria.

Qual importância das Biomoléculas na pesquisa?
Toda. Eu uso produtos naturais, ou seja, Biomoléculas de origem natural que podem interagir com a bactéria modificando seu mecanismo de resistência, ou seja, modificando seu metabolismo tornando-a então irresistente, sensível, dessa forma uma bactéria que antes era resistente a um antibiótico agora quando uso esse antibiótico misturado com um produto natural essa bactéria se torna sensível ao antibiótico.

Em que fase da pesquisa você se encontra?
Na Fase Pré-clínica.

Quais são os resultados esperados desta pesquisa?
A minha idéia é no futuro nós podemos desenvolver’. . .’ que associem os antibióticos que hoje estão perdendo a sua validade de uso por conta da resistência a bactéria, desenvolvemos pesquisas onde estes antibióticos sejam associados a produtos naturais e tenham a sua obiciência aumentada, de forma que agente não ia precisar está sempre recorrendo. À indústria está desenvolvendo novos antibióticos e nós podemos reutilizar os antigos, a idéia é que ganhe uma nova atividade.
  
Há mais alguém envolvido nesta pesquisa?
Sim. Nós contamos com a colaboração de vários professores inclusive aqui da Leão Sampaio, o Professor Galberto de química do urso de Biomedicina e professor de Bioquímica do curso de odonto, o Professor Ednardo que este vai desenvolver o projeto de doutorado e é professor também da Biomedicina, Enfermagem e Fisioterapia, o Professor Francisco, a Professora Vanessa, o Professor Alan da Biomedicina, Fabíola e Aracélio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário