terça-feira, 14 de junho de 2011

Nelane do S M da Silva, por Italo Inácio

Onde você mora?
Moro em Bragança, no estado do Pará.
Onde você se formou?
UFPA (Universidade Federal do Pará, campus Bragança )


1) Qual sua ligação com o ensino de genética?
Nelane: eu sou da área de Ecologia, e uso a genética
como ferramenta no meu doutorado. E estou trabalhando com genética de
mexilhões para conservação das populações (dos mexilhões).


2) O que você acha do ensino de genética das escolas?

Nelane: Acho muito importante os alunos terem uma noção geral de genética e acho que a abordagem dos professores têm de ser demonstrando na teoria o que poderia ser feito na prática, levando reportagens atualizadas para os alunos (por exemplo sobre clonagem, terapia gênica, vírus...).

3) E nas faculdades?

Nelane: Algumas faculdades pecam no ensino de Genética, principalmente na parte prática. Creio que é muito importante para alunos da área médica/biológica possuírem boas aulas práticas, para que eles tenham contato com tudo o que pode ser feito com as técnicas em biologia molecular. Os alunos têm de sair do curso prontos para interpretar os assuntos do dia-a-dia, saber questionar o que a mídia apresenta, saber se portar dentro de um laboratório (seja de pesquisa ou de diagnóstico) e, para tanto, ele deve ter boas práticas de laboratório. Além disso, obviamente, o aluno tem que entender a técnica o qual ele está utilizando, portanto possuir uma boa base teórica. O aluno tem que saber realizar pesquisas, interpretar dados e saber elaborar hipóteses e metodologias para resolver tais hipóteses. Esse seria um aluno de graduação completo.

4) Quanto você acha que é o conhecimento da população sobre genética?

Nelane: O conhecimento da população no geral é muito baixo e precário em todos os aspectos, não só na genética. A população acredita muito na mídia e o que é imposto a ela sem questionar, nem sempre esse conhecimento é o correto. Como, por exemplo, no caso da clonagem, onde todos acreditam ser muito fácil clonar um indivíduo, ou que o DNA é a cura para todos os males na área da saúde.

5) Qual, em sua opinião, é a contribuição de genética para pessoas leigas na disciplina?

Nelane: Acredito que a genética é uma disciplina indispensável o qual todos os indivíduos deveriam saber pelo menos o básico. É a base para o entendimento de outras disciplinas como bioquímica, por exemplo.

6) O que você acha do avanço tecnológico no ensino de genética?

Nelane: A tecnologia sempre deve ser utilizada a favor da informação, portanto qualquer tipo de ferramenta tecnológica é sempre válida no ensino.


7) O que você achou da idéia de fazer um blog ?

Nelane: Uma ótima idéia que deve ser difundida no meio acadêmico.

Desejo boa sorte na sua gincana!


Nenhum comentário:

Postar um comentário