quinta-feira, 2 de junho de 2011

Mario Gustavo Lúcio Albuquerque da Nóbrega, por Felipe Araújo

Mario Gustavo Lucio Albuquerque da Nóbrega 
Instituto:UFPE,Universidade  Federal do Pernambuco
Estado:Ceará
Data da entrevista:02/06/2011
1- Qual a sua área de especialização?


Ciências  Farmacêuticas, na UFPE

2- Sobre o que se trata a pesquisa que está desenvolvendo?


O uso de produtos naturais tem crescido notavelmente nos últimos anos. A farmacologia pesquisa de plantas medicinais não só trouxe avanços importantes para o tratamento de várias doenças, mas também tem fornecido ferramentas extremamente úteis para o estudo teórico de fisiologia e farmacologia. Aspidosperma pyrifolium Mart. ocorre na caatinga e é conhecida como pereiro da mata, pau-de-caoru e pequiá. No Brasil, essa espécie é usada em casos de bronquite, enfisema e pneumonia, e no tratamento de dispnéia asmática e cardíaca. A pesquisa avaliou a atividade proposta toxicológicos e microbiológicos antineoplásicos, bem como o perfil fitoquímico do extrato metanólico da casca de Aspidosperma pyrifolium Mart.
A toxicidade foi avaliada em duas etapas: preliminar e definitiva, o método de Karber e Behrens (1964). O tratamento com o extrato metanol, com a dose em camundongos fêmeas intraperitoneal, apresentou índice de inibição de 73,90% para a dose de 7mg/kg, 61,54% para a dose de 14mg/kg, 28mg/kg de 28,57%. O metotrexato, foi capaz de inibir o crescimento tumoral de 48,64%. Os resultados de toxicidade demonstrada pela via intraperitoneal os seguintes efeitos: agitação, movimentos estereotipados, circulação e vibrissas, reação de fuga, irritabilidade, exoftalmia, tremores, contorções abdominais. Na análise microbiológica a média aritmética dos halos de inibição foram 8,67, 12,00 e 14,33 para o S. aureus (ATCC 6538), 9,00, 12,67 e 15,33 para BIOCLÍNICO e 13,67, 17,67 e 21,00 para M. luteus (ATCC 9341) nas suas concentrações .

3-Quais os principais resultados na Pesquisa?

Os resultados confirmaram a capacidade de inibição do crescimento bacteriano in vitro pelo extrato de A. pyrifolium, corroborando os relatos populares. Na abordagem fitoquímica foi detectada a presença de triterpenos, esteróides, iridóides, saponoisides, açúcares redutores, flavonóides e obter um glicosídeos cardíacos negativos. Daqui resulta que a Aspidosperma pyrifolium Mart. apesar da alta toxicidade apresenta propriedades antitumorais e antimicrobianos, com perspectivas para novas pesquisas biológicas

4-Qual a contribuição na área da genética ?

No aconselhamento genético   para mães que querem usar o do produto natural como fonte abortiva,mostrando as diversas anormalidades e complicação que pode causar.

5- Trará benefícios para o campo odontológico? Se este for caso, quais?

Contribui na pesquisa de biofilme bacteriano.

7-Quais as principais dificuldades encontradas durante a pesquisa?

O extrato metanol utilizado na pesquisa.

8-Cite as fontes de pesquisas utilizadas na pesquisa?

Internet,Periódico na UFPE,literatura convencional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário