sexta-feira, 24 de junho de 2011

Viviene Barbosa, por Ismael Moreira Luna

Periodontia com Viviene Barbosa!

1)Viviene Barbosa, nos fale sobre sua formação acadêmica e carreira profissional.

 Sou formada em Odontologia pela União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME-BA). Me formei no ano de 2006 e logo em seguida, em 2007, iniciei a especialização em Periodontia pela mesma faculdade. Em paralelo à especialização fiz alguns estágios docentes na área de Clínica Integrada na UNIME e atuava como Assistente em Periodontia nos Cursos de Especialização e Extensão em Dentística no Centro Baiano de Estudos Odontológicos (CEBEO-BA) e no curso de Especialização da Reclident-Salvador. Agora, no início do ano corrente, iniciei o mestrado em Clínica Odontológica - Área de Concentração Periodontia na Faculdade de Odontologia de Piracicaba em São Paulo (FOP-UNICAMP).

2) O que te fez escolher a Odontologia como profissão?

 Na verdade a Odontologia nunca foi minha opção como profissão. Quando prestei vestibular pela primeira vez, queria muito fazer Medicina. Mas nos dois vestibulares que tentei não passei. Com isso, surgiu a oportunidade para prestar vestibular em Odontologia na UNIME. Prestei o vestibular, mas confesso que não era muito o que queria. Mas então saiu o resultado e passei. Resolvi cursar e me apaixonei pela Odontologia. Atualmente não me vejo fazendo outra coisa senão a Odontologia. 

Faculdade UNIME-BA
3) A sua escolha correspondeu as suas espectativas?

 A Odontologia superou todas as minhas expectativas. Nunca pensei que pudesse gostar tanto de uma profissão como amo a Odontologia.  Não vou dizer que é uma profissão fácil; e como muitas outras, é preciso muita dedicação, perseverança e amor pelo que você faz para obter o sucesso esperado.

4) Que pesquisa foi realizada para o seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)?

 Meu trabalho de conclusão de curso foi um trabalho interdisciplinar entre a Dentística e a Periodontia. O tema era: "Restaurações transcirúrgicas". Nele relatamos 3 casos clínicos de tratamento de cáries subgengivais com restaurações transcirúrgicas. Nesse procedimento, acessamos com um retalho cirúrgico toda a lesão cariosa e no mesmo momento realizamos a restauração da lesão com resina composta e fechamos e retalho. É um trabalho muito interessante que depois enviamos para publicação e foi aceito na Revista Perionews.

5) Ainda na mesma linha de raciocínio, o que te fez escolher a Periodontia como especialização?

 Desde a graduação me apaixonei pela disciplina de Periodontia. Tive uma equipe de professores muito boa, que contribuíram para essa minha tomada de decisão, principalmente Prof. Marcelo Rios. Sempre me simpatizei por essa especialidade pela beleza e importância do conhecimento da biologia do periodonto, para a reabilitação do paciente. Costumo dizer que a Periodontia é a base de todas as áreas da Odontologia. Isso porque, qualquer procedimento que for realizado no paciente (seja ele de Dentística, Prótese, Ortodontia, Implante), para que haja sucesso é necessário que todos sejam realizados sobre um periodonto saudável. Caso contrário, a estabilidade e a longevidade de qualquer um desses procedimentos encontra-se comprometida. Então, por essas peculiaridades da Periodontia foi que a escolhi como minha especialidade.

6) O que faz uma pessoa especializada em Periodontia?

 A Periodontia é a área da Odontologia que tem como objetivo o estudo, o diagnóstico, a prevenção e o tratamento das doenças gengivais e periodontais, visando à promoção e ao restabelecimento da saúde do tecido gengival e de sustenção do dente (osso alveolar, cemento e ligamento periodontal). As áreas de competência do Periodontista incluem: controle de causas e sequelas das doenças gengivais e periodontais; procedimentos preventivos, clínicos e cirúrgicos para regeneração dos tecidos periodontais; além de colocação de implantes e enxertos ósseos.

7) Vimos que durante sua especialização foi desenvolvida uma pesquisa sobre tratamento de defeitos mucogengivais. Comente a respeito.

 Na minha especialização, o tema da minha monografia foi: Tratamento de recessões gengivais associadas a lesões cervicais não-cariosas. Atualmente, temos visto que uma das principais queixas dos pacientes no consultório é com relação à hipersensibilidade dentinária, provocada pelas recessões gengivais, além dos problemas estéticos que elas causam no sorriso do paciente. Muitas vezes, quando a recessão gengival está associada a uma lesão cervical não-cariosa, tratar só o problema da lesão ou só o problema da recessão não resolve. É preciso, nessas situações associar, mais uma vez, a Dentística Restaurada e a Periodontia para solucionar a contento o caso em questão. Foi o que fizemos durante a especialiação. Tratamos duas recessões gengivais associadas com lesões de atrição nos pré-molares inferiores da seguinte forma: primeiramente restauramos as lesões com resina composta e em seguida, sobre as restaurações foram colocados enxertos de tecido conjuntivo subepitelial, para tratar as recessões. O resultado obtido foi excelente, pelo menos do ponto de vista clínico. Após o período de cicatrização não havia sinal inflamatório no tecido gengival operado, mostrando que a presença da restauração em ambiente subgengival não causou danos ao periodonto. Claro que maiores estudos devem ser realizados, principalmente para verificar o comportamento tanto do material restaurador quanto dos tecidos periodontais a longo prazo.

Faculdade de Odontologia de Piracicaba em São Paulo
8) Já na fase mestrado você desenvolve pesquisas em ratos avaliando a movimentação ortodôntica. Comente a respeito.

 Minha linha de pesquisa no mestrado é um estudo feito em ratos, onde induzimos a doença periodontal através de ligadura e após esse procedimento são colocados aparelhos nos molares dos ratos para realizar a movimentação ortodôntica. Após o período de movimentação, os ratos são sacrificados e feito um estudo histológico para avaliar a influência que a movimentação ortodôntica teve sobre os tecidos periodontais. Será feita uma comparação entre o periodonto sadio e periodonto doente.

9) Além das pesquisas citadas, quais outras você vem desenvolvendo ou desenvolveu?

 Além dessas pesquisas já citadas, venho participando junto com meu orientador no mestrado, Prof. Dr. Antônio Wilson Sallum, de alguns trabalhos para a Revista Perionews (www.perionews.com.br), uma revista científica sobre Periodontia e Cariologia e alguns trabalhos sobre hipersensibilidade.

10) Quais suas perspectivas para o futuro?

 Meus planos futuros são: após concluir o mestrado penso em seguir com o Doutorado, terminando o doutorado ingressar na carreira acadêmica em alguma faculdade, de preferência na minha cidade natal, Salvador. Além disso, tenho outros planos também voltado na área de ensino junto com um amigo, Dr. Alex Guedes, idealizador e administrador do blog Periodontia, Implantodotia e Estética (http://perio-online.blogspot.com), com quem tenho a honra de colaborar nesse empreendimento. Aproveito para convidá-los a fazer uma visita ao blog. Lá abordamos vários artigos e assuntos de interesse na área odontológica, em especial na área de Periodontia, Implantodontia e Estética.

11) Para encerrar a entrevista você poderia deixar para nós, ainda iniciantes na formação acadêmica, alguma mensagem?

 O que posso deixar como mensagem é que, se realmente você se encontrou na Odontologia, "agarre-a com unha e dentes". Claro que durante a caminhada para o sucesso encontrarão muitos obstáculos, muitas dificuldades mas a chave do sucesso é justamente a perseverança. A Odontologia com certeza te trará um retorno, (não só financeiro mas também profissional) mas para isso é preciso muita dedicação e força de vontade e com certeza o sucesso é só uma questão de tempo. Aproveito aqui também para agradecer ao Ismael Luna pela oportunidade de conceder a entrevista. Sinto-me lisonjeada e honrada pelo convite. Desejo a todos muito sucesso!! Grande abraço!


Gostaria de Agradecer a Viviene Barbosa por sempre me ajudar quando preciso e por me conceder essa maravilhosa entrevista. Além de ser uma profissional extremamente qualificada, ela também é uma pessoa invejável. Muito obrigado, e muito sucesso para você Viviene!

Nenhum comentário:

Postar um comentário