sexta-feira, 3 de junho de 2011

Paula Prazeres Magalhães, por Jeannine Gomes

PAULA PRAZERES MAGALHÃES

Segue aí a entrevista.
DICA:a entrevista esta muito interessante.

1.      Qual a sua graduação?
         Graduação
         Ciências Biológicas, Modalidades Licenciatura e Bacharelado, Universidade Federal de Minas Gerais
         Conclusão: Licenciatura em 1985 e Bacharelado em 1986
         Mestrado
         Ciências Biológicas (Microbiologia), Universidade Federal de Minas Gerais
         Conclusão: 1990
         Doutorado
         Ciências (Microbiologia), Universidade Federal de Rio de Janeiro
         Conclusão: 2001

2.      Quais razões a levaram a se dedicar a essa área?
         Desde que comecei a ter contato com Genética e Microbiologia, ainda no ensino médio, me interessei pela área. Na verdade, sempre gostei especialmente de Ciências e, na época da tomada de decisão para inscrição no vestibular, a escolha por Biologia me pareceu óbvia. Na graduação, as disciplinas que mais me interessavam eram aquelas ligadas à Genética. Então, fiz a opção pelo Bacharelado em Genética. Como também gostava muito de Microbiologia, especialmente, Bacteriologia, optei pelo mestrado em Microbiologia e trabalhei na área de Genética Bacteriana. No doutorado, permaneci na área de Microbiologia, empregando, no trabalho, técnicas de Genética Molecular.

3.      Sei que você fez doutorado em Ciências pela UFRJ trabalhando com uma bactéria muito importante chamada Helicobacter pylori (causadora da gastrite). Poderia nos falar um pouco sobre essa experiência e sobre a bactéria também?
         A experiência foi muito enriquecedora. Trabalhei num grupo reconhecido internacionalmente, pude aprender novas técnicas e conviver com diversos pesquisadores da área.
         No que se refere à bactéria Helicobacter pylori, o microrganismo, agente de gastrite e associado ao desenvolvimento de úlcera e câncer gástrico, coloniza cerca de metade da população mundial. A bactéria foi identificada apenas em 1983, por pesquisadores australianos, que, posteriormente, receberam o Prêmio Nobel de Medicina (2005). O organismo expressa uma série de habilidades de virulência que possibilitam sua permanência no estômago do ser humano. A infecção é adquirida normalmente na infância e permanece por toda a vida, visto que a maioria dos indivíduos infectados apresenta apenas uma reação inflamatória superficial e são, na maioria das vezes, assintomáticos.
         Para uma leitura simples e interessante sobre o assunto, consultar o artigo “A vida dentro do estômago” (Moura SB. Ciência Hoje n. 253, outubro/2008).

4.      Também fez mestrado em Ciências Biológicas trabalhando com a bactéria microbiota do trato gastrointestinal. Qual a experiência que poderia ser passada para nós estudantes?
         Na verdade, trabalhei, no Mestrado, com a bactéria Pseudomonas aeruginosa. Mais especificamente, com resistência de P. aeruginosa a drogas antimicrobianas e, especialmente, ao mercúrio.  A bactéria é considerada um importante patógeno para seres humanos e sua resistência a drogas antimicrobianas dificulta a abordagem terapêutica das infecções associadas à mesma.
         O trabalho foi muito gratificante, inclusive pela aplicação prática dos resultados.

5.      Algumas pesquisas sobre Helicobacter pylori indicam associação com o câncer gástrico e esofágico. Qual o índice comprovado no meio científico de câncer de estômago e esôfago por essa bactéria?
         A associação entre infecção pela bactéria e desenvolvimento de câncer gástrico está bem comprovada. Existem amostras de H. pylori com diferentes graus de virulência e isto interfere diretamente na evolução da infecção.   

6.      Qual a importância da biologia molecular no estudo das bactérias da cavidade gastrointestinal?
         As técnicas de Genética Molecular (habitualmente denominada Biologia Molecular) são extremamente importantes para o estudo da Microbiologia de uma forma geral e, especialmente, para o estudo de regiões anatômicas tão densamente colonizadas, como é o caso do trato intestinal. Acredita-se que a  imensa maioria da microbiota intestinal não seja ainda conhecida. Assim, as técnicas de Genética Molecular são fundamentais para o estudo da mesma.

7.      Qual a experiência adquirida no ensino de genética no estado do Piauí na década de 1990?
      A Universidade Federal do Piauí foi a primeira Instituição de Ensino Superior na qual trabalhei como professora efetiva. Fiz concurso no Departamento de Biologia Geral do Centro de Ciências da Natureza em  1991 e, a partir de 1992, ministrei algumas disciplinas, entre elas, Genética.  A experiência foi enriquecedora, pois tive a oportunidade de trabalhar fora da minha cidade de origem, com pessoas diferentes, num ambiente novo e com muitos desafios.

8.      O que você recomenda para alguém que queira seguir nessa área?
         Acho que qualquer estudante precisa tomar sua decisão sobre que área seguir com o máximo de responsabilidade, tendo em mente que esta é uma escolha que influenciará de maneira importante sua vida. Para isto, acho recomendável que o mesmo busque a maior quantidade possível de informações referentes à área em si e a possibilidades de trabalho na área. É importante o contato com profissionais da área, visto que o estudante pode ter uma visão que, muitas vezes, não corresponde à realidade. A escolha deve ser feita com os “pés no chão”, e não de forma fantasiosa. Assim, o conhecimento da área é o que deve sustentar esta decisão que, possivelmente, afetará muito a vida profissional do estudante.

9.      Quais os avanços notáveis na sua área de atuação?
         A lista é “infinita”. Sendo objetiva ressalto, na parte técnica, o desenvolvimento da Reação de Polimerização em Cadeia (PCR) que abriu inúmeras possibilidades de estudo na área de Microbiologia/Genética, bem como nas demais áreas da Biologia.

10.   Qual pensamento ou frase acharia importante deixar para nós estudantes?
         Dediquem-se à universidade, encarem a graduação com seriedade, procurem fazer escolhas baseadas em decisões maduras e planejem da melhor forma possível o futuro profissional de vocês. Estudem, preparem-se para um mercado cada vez mais competitivo, no qual apenas os melhores vão ser bem sucedidos. Invistam na formação de vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário