sexta-feira, 10 de junho de 2011

Fernando Fernandes, por Isabela Fechine

Fernando Fernandes


Oiie gente!!!..
A minha postagem de hoje é uma entrevista com  :


Fernando Miano Fernandes
Farmacêutico Clínico e Acupunturista
CRF/SC 3687


1.Fale um pouco sobre você,sua trajetória no esporte , na musica e como foi a escolha pelo curso de farmácia.
"Desde muito criança fui fascinado por esportes, acompanhava tudo que estivesse ao meu alcance. Quando assisti aos 5 anos uma partida do lendário grupo americano os Harlem Globetrotters em minha cidade (Joinville/SC) descobri que seria o esporte que gostaria de praticar. Brincava com uma bola de plástico em casa, tentando fazer graça. Até que um dia assisti pela TV um jogo de basquete da seleção brasileira. Quando vi Oscar, Marcel, Carioquinha e Marquinhos jogando, fiquei louco!! Os tornei meus ídolos de imediato! Entrei em uma escolinha de basquete aos 8 anos e fui caminhando na trajetória que o esporte pôde me proporcionar. Aos 15 anos estava jogando no time adulto, e vivia feliz da vida. Ganhei bolsa de estudos e pude ter uma educação muito boa em escolas de altíssimo nível, graças ao esporte e ao apoio de minha mãe. Aos 17 anos estava para prestar vestibular e estava pendendo para fazer medicina, pois queria trabalhar com esporte e com saúde. Meu professor de biologia, me mostrou a beleza e complexidade do curso de farmácia e resolvi mudar o foco. Prestei vestibular, passei e fui fazer o curso com muita vontade de aprender. Dividia meus dias entre livros e quadras, até que tive uma contusão no joelho que acabou com meus sonhos de seguir na carreira de atleta, tive que fazer várias cirurgias e na volta me deparava com contusões musculares e articulares.Fiquei sem clube pra jogar e resolvi encerrar a carreira. Estava com 21 anos e com dores em todo o corpo, sofri muito, aprendi a me libertar do esporte ,de tudo que conquistei com ele, da vaidade de esportista (pois todo jogador de basquete possui muita vaidade, coisa de homens grandes) e procurei algo que conseguisse me trazer paixão e alegria. Descobri na música uma forma de extravasar e manifestar felicidade. Fiz um curso de bateria e percussão e toquei em bandas de baile, barzinhos, rock de garagem e de música própria. E assim me formei Farmacêutico Bioquímico, ex-atleta e músico."
 2 Qual sua área de especialização ? o que te motivou nessa escolha ?e o que faz uma profissional dessa área?
"Estava no último ano de faculdade e comecei a ter crises existenciais por não saber o que fazer depois de formado. Meu professor de Farmácia Hospitalar e eu converssávamos muito sobre carreira e acabei pegando gosto por assuntos relacionados a Farmáia Hospitalar, fiz pesquisas, estágios nas férias e quando me formei sabia o que queria. A Farmácia Hospitalar é um ramo vasto onde temos muitas funções. Sem dúvida é o ramo da Farmácia que mais exige estudos, pois estamos juntos com muitos profissionais diferentes, atuando de forma distinta mas com um único propósito, dar qualidade de atendimento ao paciente. O Farmacêutico Hospitalar precisa conhecer muito de gestão e administração de estoques, pessoas, logística, além de medicamentos e materiais hospitalares. Dentro da Farmácia hospitalar também temos os segmentos da oncologia, onde o profissional precisa saber muito dos medicamentos oncológicos, indicações de uso, patologias e de técnicas assépticas e seguras de manipulação de drogas citostáticas. O segmento da nutrição clínica também é muito importante para o profissional farmacêutico pois ele além de manipular Nutrições Parenterais, precisa pesquisar sobre interação de drogas com medicamentos e a função dos elementos nutricionais. A Farmácia Clínica que é o meu ramo preferido é a junção de todas as outras atribuições com um plus de cuidar diretamente com o paciente, não ficar dentro da farmácia, interagir com outros profissionais e trocar experiências, se aprofundar no estudo do uso correto e racional dos medicamentos, pesquisar históricos familiares, montar um perfil farmacoterapêutico, agir de forma individualizada dentro de protocolos estabelecidos.A Medicina Tradicional Chinesa surgiu como uma curiosidade que se tornou um amor, estudei tudo o que podia, fiz especializações, montei meu consultório e atendo a 3 anos. Vejo a acupuntura como um complemento da minha atividade de farmacêutico clínico, é outra forma de enxergar a mesma coisa, traz um poder de transformar, de cura, de beleza e de realização. Isso é a minha vida"
3 Durante o curso, qual foi a melhor e a pior experiência?
"A melhor parte acho difícil elencar, pois vivi ótimos momentos dentro da universidade, acho que estudar Farmácia Hospitalar me tirou o fôlego de tanto que eu gostei, amor a primeira vista. O pior momento foi estudando Físico-Química, tive um pouco de dificuldade de entender a matéria, fiquei em exame, mas no fim tudo deu certo! Depois da formatura tive depressão por estar longe dos amigos. Minha turma ficou junta os cinco anos, estudando de segunda a sexta em período integral e de uma hora pra outra acabou!!! Foi barra, não ensinam a gente se livrar das coisas boas quando a gente se forma, trabalhar é diferente!!"
4 Você ja participou de algum projeto de pesquisa? qual a experiência ?
"Meu trabalho de conclusão de curso (TCC) foi participando de um projeto de pesquisa sobre uma planta da região oeste de Santa Catarina, a Marrubium vulgare, vários colegas trabalharam com pesquisas diferentes sobre a mesma planta. Foi muito interessante, acho que é algo que o aluno precisa ter o dom, o amor e o desprendimento para fazer como profissão. Não faz muito meu perfil, mas acho importantíssimo para a humanidade, pois sem pesquisa não há evolução! E só evoluindo que tudo acontece!!"
5 Os dentistas podem prescrever antibióticos e na maioria das vezes sabemos que de maneira errada.Como farmacêutico, ate que ponto você acha isso preocupante ? poderia falar em geral sobre o uso racional de antibióticos?
"Sempre tive ótima relação com odontólogos, quando terminei minha especialização em Infectologia, fui convidado a palestrar sobre esse assunto com profissionais desta área. A profilaxia e o tratamento com antibióticos deve ser feita com muito cuidado, pois se for feito sem conhecimento pode provocar além da resistência microbiana uma piora do quadro do paciente. Deve ser levado em consideração a microbiota da boca e adjacências, saber o histórico do paciente com uso de antibióticos para saber se este possui alguma alergia ou intolerância e conhecimento sobre o uso de medicamentos parenterais intramusculares, pois há casos que o paciente não conseguirá deglutir nada. Agindo com estes cuidados, a terapia tem muito sucesso e tanto o profissional quanto o paciente ficam satisfeitos com o resultado. Prestar atenção quanto ao uso de penicilinas e cefalosporinas, pois estes podem gerar resistência com muita facilidade desde que prescritos com critérios de prazo de tratamento, posologia adequada, via de administração e se há a disponibilidade de usar fármacos inibidores de beta lactamase junto com os antibióticos, como o ácido clavulânico que acompanha a amoxacilina, ou sulbactan que acompanha a ampicilina, para diminuir o risco de infecções. Estas drogas podem ser utilizadas também como profilaxia, horas antes do procedimento. São cuidados simples mas que fazem muita diferença no cotidiano. Outro cuidado que acho que os odontólogos devem ter é quanto ao uso de analgésicos, mas isto poderemos falar em outra oportunidade."
"Minha mensagem é para que nunca deixem de estudar, todas as disciplinas por mais maçantes que possam ser são úteis de uma maneira ou de outra. Criar o hábito da leitura e estudo faz com que sejamos imprescindíveis para a sociedade, sair da faculdade com bons hábitos de estudo, nos torna profissionais mais bem preparados para o mercado de trabalho! Tenham paixão e amor pela profissão, ela só será melhor se formos melhores, e se cada um fizer sua parte iremos longe! Quem faz um curso ser bom são os alunos, que devem ser exigentes e exigidos!União, amor,fome de saber e humanidade sempre! O grande Steve Jobbs, dono a Apple, nos ensina que devemos ter fome e sermos bobos todos os dias, assim só o melhor de nós surge e isso é fantástico!!!Muito obrigado pela oportunidade e conte sempre comigo,Grande abraço,"
Fernando Miano Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário