domingo, 12 de junho de 2011

LILIAN DE OLIVEIRA MACHADO, por Kaelly Lima

LILIAN DE OLIVEIRA MACHADO,
Graduada como Bacharel em Gestão Ambiental, pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA campus São Gabriel - RS, em 17 de setembro de 2010. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas da UNIPAMPA campus São Gabriel, na linha de pesquisa de Genética com ênfase em Genética Molecular Vegetal, está no primeiro semestre iniciou em Março, tem 24 anos.

1)A biologia molecular, ela atua em que aspecto, onde ela mais se destaca?

Como trabalharei com um gene que codifica enzimas que estão relacionadas ao crescimento de plantas, as ferramentas de biologia molecular me darão todo o suporte para que eu consiga sequenciar este gene. A biologia molecular se destaca nas áreas médicas, na biotecnologia entre outras, devido a suas técnicas de estudos moleculares, que são bem recentes, como a reação em cadeia de polimerase (PCR) desenvolvida na década de 80.

2)O que particularmente você acha dessa área?

Anteriormente eu trabalhava com citogenética, mas após cursar a disciplina de bio mol me apaixonei por essa área, acho muito interessante.   

3)Você se dedica muito nesse aspecto?

Sim, sempre me esforço pra aprender. Mas como gosto dessa área é bem mais fácil de entender.

4) Em relação à biologia molecular, ela está em constante evolução, em sua opinião como você lida com esse tipo de evolução?

Quanto mais avançada melhor, mais poderemos compreender e mais descobertas serão realizadas. Com os avanços da biologia molecular avançam também as pesquisas nessa área.


5) Em sua opinião, os recursos genéticos serão importantes para as gerações futuras?

Sim, a conservação dos recursos genéticos é muito importante, pois eles são as bases biológicas da variabilidade o que contribui para a sustentabilidade.

6) Que frase você deixa para reflexão?
Aproveite o máximo de tempo pra aprender, pois essa é a bagagem mais importante que carregamos.


                                                Lilian De Oliveira Machado




Amei ter feito essa entrevista com a Lilian, demorou um pouco encontrar ela mais graças a Deus deu tudo certo, e ela colaborou muito. Estou muito FELIZ!!!  

Um comentário:

  1. barbaridade, ela é trilegal, acho tetra, eita.
    mas o conhecimento é vasto, então ela vai trabalhar muito ainda. Boa Sorte ! Parabéns Lilian

    ResponderExcluir