quarta-feira, 1 de junho de 2011

Rafael Sampaio, por Eduardo Sérgio

Rafael Sampaio 
Discente em Farmacologia pela UFC
Membro do Grupo de Neuropsicofarmacologia - UFC



Rafael, tu está fazendo mestrado , doutorado,ou outra coisa além do doutorado na área de genética ou biologia molecular ou que tenha matérias ou trabalhos relacionados com as mesmas matérias? se tu tiver ,eu queria fazer uma entrevista contigo ? Esta entrevista é um trabalho da faculdade leão Sampaio valendo nota.manda a resposta por favor?
Resposta do Rafael;
Sim eu trabalho com a atividade neuroquímica do cérebro, dosando stress oxidativo.
Eduardo pergunta e o entrevistado responde!

Rafael ,vou fazer as perguntas a você.

1-o que você está cursando este ano,? mestrado doltorado ou pós-doutourado?
R-Mestrado em farmacologia pelo departamento de fisiologia e farmacologia da Universidade Federal do Ceará.

2- O que motivou você a adentrar no, mestrado, doutourado ou pos doutrado?por farvor fale principalmente do que você está cursando neste semestre?
R-Minha formação acadêmica pela Universidade de Fortaleza deu-me todo suporte necessário para o ingresso na Pós-graduação. Vale ressaltar o constante reforço positivo dos professores durante a minha vida acadêmica.


3- você teve influência de alguém , professor, colega entre outros para trabalhar com a atividade neuroquímica do cérebro, dosando stress oxidativo?
R-Ao optar pela linha de pesquisa em neuropsicofarmacologia tive todo um direcionamento, pela minha orientadora, acerca do desenho metodológico da minha pesquisa.

4-explique e comente um pouco sobre o seu trabalho?
R-Meu trabalho foi feito no laboratório de neuropsicofarmacologia da UFC, utilizando camundongos com animais experimentais. Com o animal vivo vários testes foram realizados, após decaptação o cérebro foi removido cirurgicamente e os testes neuroquímicos, através da dosagem do estresse oxidativo, foram realizados.
5-qual é objetivo principal do seu trabalho em tividade neuroquímica do cérebro, dosando stress oxidativo?
R-O objetivo de meu estudo foi verificar a capacidade neuroprotetora dos antipsicóticos típicos e atípicos frente ao estresse oxidativo gerado pela cetamina.

6-você poderia passar uma mensagem sobre o seu trabalho?

R-Meus resultados mostraram que os antipsicóticos típicos e atípicos reverteram os efeitos da cetamina sobre estresse oxidativo, mostrando atividade de neuroproteção nas áreas estudadas. Isso é de estrema relevância para os transtornos mentais, pois além de amenizar os sintomas de algumas dessas doenças estes fármacos protegem o cérebro de danos adicionais.

Atenciosamente,

Nenhum comentário:

Postar um comentário