quinta-feira, 2 de junho de 2011

Francisca Mirele dos Santos Silva, por Leticia Matias Furtado

Francisca Mirele dos Santos Silva
Graduada pela Universidade Regional do Cariri, URCA em Biologia
Especializada pela Universidade Regional do Cariri, URCA em Gestão do Meio Ambiente com Ênfase no Ensino de Biologia.



1) O que te levou a se dedicar à Biologia? O que mais te atrai ou interessa?

"Devido o meu sonho em fazer um curso na área de licenciatura para o ensino e como tinha mais afinidade com ciências naturais, decidi fazer Biologia. Dentre as várias possibilidades de áreas afins da disciplina, me intwressa o meio ambiente, pois somos parte do mesmo e temos responsabilidade em buscar alternativas para preservá-lo."

2) Na sua pós graduação desenvolveu projeto ou pesquisa?


"Na verdade os dois. Para desenvolver a minha pesquisa tive que fazer um projeto de conhecimento da área para então introduzia e desenvolver minha pesquisa."


3) Fale um pouco sobre seu projeto ou pesquisa.

"A minha pesquisa tinha por título ' Os impactos ambientais e educação ambiental no Riacho dos Porcos no distrito do Rosário em milagres, CE'. E tive como objetivo pesquisar e analisar os impactos sócios-ambientais causados pela degradação do Riacho bem como trabalhar alternativas cabíveis  para a redução de tais impactos para a referida comunidade."


4) Sua tese ou pesquisa teve relação com genética? Se sim, como?

"Diretamente não. Relato na minha pesquisa sobre os impactos causados ao ser humano pela ingestão de elementos radioativos quem vem desenvolver características ao ser que pode passar de geração a geração pela herança genética. Um exemplo bem comum é o lixo hospitalar e residencial que cai nos esgotos e são prejudiciais ao ser humano, correndo o risco de ser intoxicado, podendo ocorrer má formação do feto em mulheres grávidas ou desalinhando a genética ocorrendo problemas genéticos e psicológicos."

5) Sua tese ou pesquisa teve relação com o desenvolvimento da arcádia dentária?

 "Não. Minha pesquisa era voltada para os impactos ambientais."

6) Qual a sua perspectiva para o futuro a partir da sua pós graduação?


"Segundo o pensador Mahatma Gandhi, 'o futuro dependerá daquilo que fazemos no presente'. Diante do curso realizei minha perspectiva é que essa nova geração possa ser sensibilizada para melhor cuidar do meio ao qual fazemos parte. Cabe a nós, que somos capacitados, orientemos as demais pessoas para essa responsabilidade tendo em vista que essa causa é de responsabilidade de todos."

7)  Como você atua nessa área?


"A minha atuação na área se limita apenas a sala de aula."




Mirele dos Santos Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário