sábado, 11 de junho de 2011

Daniel Mendes, por Romana Felix

Daniel Mendes


1- qual a sua graduação?
bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília


2-em que você está trabalhando hoje?
Meu trabalho de mestrado é com vírus de inseto, expressão heteróloga em células eucarióticas e controle biológico.

3-o que te levou a fezer biologia molecular?
Eu me identificava com a área e sempre gostei do dia a dia do laboratório. Comecei a trabalhar com BioMol no segundo semestre da graduação e estou até hoje trabalhando.

4-quais planos voce tem para o futuro?
Pretendo seguir carreira acadêmica. Próximo passo é decidir onde farei o doutorado e em que área.

5-você acha que essa área é pouco ou muito reconhecida?

Depende, atualmente é "chique" falar que se trabalha com biologia molecular; então em certos aspectos é uma área reconhecida sim. Mas o real reconhecimento é medido pelo número de editais para financiamento. Atualmente existe financiamento para áreas da biologia molecular voltadas para obtenção de produtos biotecnolóligos ou produtos de aplicação "imediata", o que é de suma importância, tendo em vista os objetivos de uma universidade. Entretanto, acho que o Brasil perde muito em não investir em pesquisa de base! Toda pesquisa deve ter uma aplicabilidade clara? Para mim não, eu acredito que a ciência pela ciência é capaz de gerar ferramentas que futuramente transformarão técnicas ou conhecimentos hoje existentes. A cura de várias doenças deveu-se primeiramente a pesquisa de base!


e-mail: daniel_ardisson@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário