quarta-feira, 1 de junho de 2011

Edinardo Fagner Ferreira Matias, por Rafaela Dkarla

Edinardo Fagner Ferreira Matias
Graduação em Ciências Biologicas Pela Universidade Regional do Cariri (URCA)
Especialização em Biologia e Quimica pela Universidade Regional do Cariri (URCA)
Mestre em Bioprospecção Molecular pela Universidade Regional do Cariri (URCA)



1. O que o influenciou a estudar biologia molecular?



Bem, o que me influenciou a estudar biologia molecular foi exatamente o programa de mestrado ao qual estava vinculando durante o curso. O programa é “O Mestrado em Bioprospecção Molecular da URCA”, que dentro de suas linhas de pesquisa apresenta algumas que estudam a atividade química e molecular de algumas substâncias nos organismos vivos, sejam em ensaios farmacológicos, microbiológicos ou até mesmo a identificar a caracterização química de substâncias e produtos obtidos de seres vivos, em especial vegetais.


2. Poderia falar um pouco sobre a sua carreira acadêmica e profissional?

Sou formado em Biologia (Licenciatura) pela Universidade Regional do Cariri - URCA na turma de 2004.2, durante minha vida acadêmica participei de programas de extensão da universidade na área de educação e ensino, e durante esse período atuei também como professor de ciências, biologia e química no ensino fundamental e médio, além de alguns cursinhos preparatórios para vestibular em Juazeiro do Norte-CE.




Em 2008 conclui especialização em Biologia e Química pela URCA, e em 2010 conclui mestrado em Bioprospecção Molecular na área de pesquisa de Produtos Naturais e Microbiologia, na URCA.




Como professor atuo há 11 anos desde ensino fundamental ao pré-vestibular. De 2007 a 2009 fui professor substituto no curso de biologia da URCA. Atualmente sou professor da Faculdade Leão Sampaio nos cursos de enfermagem, biomedicina e fisioterapia nas disciplinas de genética e fisiologia e participo do grupo de pesquisa em microbiologia da URCA.


3. Como você definiria a sua área de estudo?

Defino minha área de estudo como interdisciplinar, podendo ser destacado vínculo com diversas áreas de estudo como farmacologia, química de produtos naturais, microbiologia, fisiologia entre outras.

4. Qual foi a sua tese de mestrado? 

Minha dissertação teve como título: Avaliação da atividade antibacteriana e moduladora da resistência bacteriana à aminoglicosídeos de extratos polares e apolares de Croton campestris A. (velame), (Ocimum gratissimum L. (alfavaca) e Cordia verbenacea DC. (erva - baleeira).

5. Qual foi o objetivo de sua tese?

Este trabalho teve como objetivo: Avaliar de forma comparativa as atividades microbiológicas dos extratos metanóicos e hexânicos, obtidos de folhas de Croton campestris A., Ocimum gratissimum L. e Cordia verbenacea DC. Quanto ao potencial antibacteriano e a capacidade de interação destes extratos com outras técnicas de controle bacteriano.

    · Identificar por meio de prospecção fitoquímica as principais classes de metabólitos secundários presentes nos extratos;
    · Investigar a atividade antibacteriana ativada pela luz UV-A dos extratos metanóicos e hexânicos, comprovando e comparando a sua eficiência;
   · Avaliar o espectro de ação e o grau de inibição dos extratos obtidos a partir de folhas de Croton campestris A., Ocimum gratissimum L. e Cordia verbenacea DC., determinando a Concentração Inibitória Mínima (CIM) dos extratos mais efetivos sobre as linhagens bacterianas patogênicas.
   · Verificar a eficácia dos extratos na modulação da resistência bacteriana à aminoglicosídeos.

6. Como se deu o processo de experimentos de sua pesquisa?
Os Experimentos foram realizados nos laboratórios do programa de bioprospecção molecular da URCA, especificamente no LPPN (Laboratório de Pesquisa de Produtos Naturais) que tem como coordenador Prof. Dr. José Galberto onde foram feitos os testes químicos e LMBM (Laboratório de Microbiologia e Biologia Molecular) que tem como coordenador Prof. Dr. Henrique Douglas onde foram feitos os testes microbiológicos.
7. Está desenvolvendo alguma pesquisa atualmente? Qual?
Atualmente tenho um projeto pronto que pretendo desenvolver no doutorado onde darei continuidade ao trabalho desenvolvimento durante o mestrado por com a novidade de realizar os testes em modelos animais, ressaltado que este modelo proposto será o primeiro relato.
8. Qual a contribuição de sua pesquisa para a sociedade?
Para a sociedade, acredito que estes estudos possam esclarecer sobre a utilização racional de antibióticos, bem como apresentar novas formas alternativas de combater a resistência bacteriana, tendo em vista que este é um problema grave que afeta diversos setores da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário